A CONEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA SALA DE INCLUSÃO DA EMEF LAURO RODRIGUES
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120522 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 173 "inscrito_id" => 644 "titulo" => "A CONEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA SALA DE INCLUSÃO DA EMEF LAURO RODRIGUES" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a experiência de estágio na Sala de Recursos e Integração (SIR) em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Porto Alegre, com alunos que possuem necessidades educacionais especiais (NEE). Durante o estágio com turmas de quarto e quinto ano, a autora observou as complexidades das práticas pedagógicas inclusivas e os desafios enfrentados por alunos com deficiências cognitivas, motoras e intelectuais. Um dos principais desafios foi a percepção de que alguns dos alunos estavam ficando para trás, muitas vezes à margem do processo de aprendizagem e sem atividades adequadas para isso. Destaca-se, especialmente, a convivência com uma estudante não alfabetizada, que resistia às atividades acadêmicas e preferia interações sociais. A partir dessa percepção, a autora, ao estabelecer uma conexão pessoal com a aluna, aprendeu a importância da paciência e afeto, reconhecendo que a inclusão vai além da adaptação curricular, envolvendo também a valorização das necessidades emocionais e sociais do aluno. O relato sublinha a necessidade de práticas pedagógicas sensíveis e atentas às especificidades de cada estudante, garantindo que todos possam participar de maneira ativa e significativa. Ao final, a autora conclui que a inclusão não se resume ao espaço físico, mas envolve um processo humano de reconhecimento e valorização do aluno como um ser integral. A educação inclusiva, portanto, exige práticas pedagógicas que atendam não apenas às necessidades acadêmicas, mas também às emocionais e sociais dos alunos, criando um ambiente verdadeiramente inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID644_TB173_28022025093558.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANITA REGINA KERBER DINIZ" "autor_nome_curto" => "ANITA KERBER" "autor_email" => "anitakerberdiniz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120522 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 173 "inscrito_id" => 644 "titulo" => "A CONEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA SALA DE INCLUSÃO DA EMEF LAURO RODRIGUES" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a experiência de estágio na Sala de Recursos e Integração (SIR) em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Porto Alegre, com alunos que possuem necessidades educacionais especiais (NEE). Durante o estágio com turmas de quarto e quinto ano, a autora observou as complexidades das práticas pedagógicas inclusivas e os desafios enfrentados por alunos com deficiências cognitivas, motoras e intelectuais. Um dos principais desafios foi a percepção de que alguns dos alunos estavam ficando para trás, muitas vezes à margem do processo de aprendizagem e sem atividades adequadas para isso. Destaca-se, especialmente, a convivência com uma estudante não alfabetizada, que resistia às atividades acadêmicas e preferia interações sociais. A partir dessa percepção, a autora, ao estabelecer uma conexão pessoal com a aluna, aprendeu a importância da paciência e afeto, reconhecendo que a inclusão vai além da adaptação curricular, envolvendo também a valorização das necessidades emocionais e sociais do aluno. O relato sublinha a necessidade de práticas pedagógicas sensíveis e atentas às especificidades de cada estudante, garantindo que todos possam participar de maneira ativa e significativa. Ao final, a autora conclui que a inclusão não se resume ao espaço físico, mas envolve um processo humano de reconhecimento e valorização do aluno como um ser integral. A educação inclusiva, portanto, exige práticas pedagógicas que atendam não apenas às necessidades acadêmicas, mas também às emocionais e sociais dos alunos, criando um ambiente verdadeiramente inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID644_TB173_28022025093558.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANITA REGINA KERBER DINIZ" "autor_nome_curto" => "ANITA KERBER" "autor_email" => "anitakerberdiniz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }