EDUCANDO PARA AUTOESTIMA: UMA ATIVIDADE ESCOLAR SOBRE PRESSÃO ESTÉTICA DO PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PELOTAS - RS.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120740 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 473 "inscrito_id" => 1074 "titulo" => "EDUCANDO PARA AUTOESTIMA: UMA ATIVIDADE ESCOLAR SOBRE PRESSÃO ESTÉTICA DO PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PELOTAS - RS." "resumo" => "Este relato de experiência aborda atividades relacionadas à pressão estética nos âmbitos da saúde mental e sexual, realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Ciências Biológicas em uma escola pública de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Entendemos que é papel da escola desenvolver uma abordagem crítica em relação à mídia e incentivar discussões sobre a diversidade de corpos e identidades, dentro da temática maior de saúde mental, abordada ao longo das atividades nesta escola, foi fundamental falar sobre pressão estética pois a mesma pode levar a uma série de problemas, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares. As atividades foram realizadas de forma dinâmica e expositiva, através de slides, discussão de reportagens, atividade prática e lúdica sobre corpos e atividade interativa sobre estereótipos de gênero. Foram discutidos transtornos alimentares, diferentes corpos, questões de gênero e sexualidade bem como o papel influenciador da mídia, incluindo redes sociais, televisão e revistas que desempenham um papel crucial na disseminação de padrões de beleza e nas normativas de como os corpos devem se comportar e se relacionar. Por fim, foi feito um comparativo entre órgãos genitais e flores, como maneira de demonstrar a diversidade de formas que existem na natureza. Conclui-se que essas atividades foram essenciais para promover, desde cedo, uma relação mais saudável dos adolescentes com seus corpos. Sendo assim, a pressão estética é real e, muitas vezes, só percebemos seus efeitos quando já se tornou intrínseco, com impactos devastadores na saúde mental e física. O papel da escola é fundamental para capacitar indivíduos a resistirem a essas pressões e valorizem a própria identidade e assim promover uma cultura de aceitação e diversidade, desafiando os padrões impostos pela sociedade e pela mídia." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1074_TB473_10032025204956.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIANE CHAVES" "autor_nome_curto" => "NAIANE" "autor_email" => "naianechvs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120740 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 473 "inscrito_id" => 1074 "titulo" => "EDUCANDO PARA AUTOESTIMA: UMA ATIVIDADE ESCOLAR SOBRE PRESSÃO ESTÉTICA DO PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PELOTAS - RS." "resumo" => "Este relato de experiência aborda atividades relacionadas à pressão estética nos âmbitos da saúde mental e sexual, realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Ciências Biológicas em uma escola pública de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Entendemos que é papel da escola desenvolver uma abordagem crítica em relação à mídia e incentivar discussões sobre a diversidade de corpos e identidades, dentro da temática maior de saúde mental, abordada ao longo das atividades nesta escola, foi fundamental falar sobre pressão estética pois a mesma pode levar a uma série de problemas, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares. As atividades foram realizadas de forma dinâmica e expositiva, através de slides, discussão de reportagens, atividade prática e lúdica sobre corpos e atividade interativa sobre estereótipos de gênero. Foram discutidos transtornos alimentares, diferentes corpos, questões de gênero e sexualidade bem como o papel influenciador da mídia, incluindo redes sociais, televisão e revistas que desempenham um papel crucial na disseminação de padrões de beleza e nas normativas de como os corpos devem se comportar e se relacionar. Por fim, foi feito um comparativo entre órgãos genitais e flores, como maneira de demonstrar a diversidade de formas que existem na natureza. Conclui-se que essas atividades foram essenciais para promover, desde cedo, uma relação mais saudável dos adolescentes com seus corpos. Sendo assim, a pressão estética é real e, muitas vezes, só percebemos seus efeitos quando já se tornou intrínseco, com impactos devastadores na saúde mental e física. O papel da escola é fundamental para capacitar indivíduos a resistirem a essas pressões e valorizem a própria identidade e assim promover uma cultura de aceitação e diversidade, desafiando os padrões impostos pela sociedade e pela mídia." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1074_TB473_10032025204956.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIANE CHAVES" "autor_nome_curto" => "NAIANE" "autor_email" => "naianechvs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }