Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A AUSÊNCIA DE DISCUSSÕES SOBRE TEA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120641
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 1088
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A AUSÊNCIA DE DISCUSSÕES SOBRE TEA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE"
    "resumo" => "O presente trabalho de cunho bibliográfico discute a necessidade da formação inicial em Ciências Biológicas de contemplar a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando o ensino regular, o trabalho com estudantes autistas tem sido um desafio e, ao mesmo tempo, uma necessidade, pois envolve proporcionar aprendizagens significativas, inclusão escolar e social e a interação com conceitos de cada área do conhecimento. Tal necessidade se reforça nas aulas de ciências e biologia, onde é comum a união de momentos teóricos com práticos para a construção do saber, e que, se não forem adaptados para acesso e compreensão de estudantes autistas, podem se tornar um ambiente de exclusão. afastando-os dos objetivos Apesar da crescente demanda por inclusão de alunos com TEA na educação básica, há uma lacuna na dedicação a essa temática no ensino superior e nos Cursos da Área de Ciências da Natureza. De acordo com a literatura, há poucos trabalhos e muito pouco também sobre os processos educacionais que contribuem para o aprendizado de pessoas autistas em Ciências e Biologia. Isso reforça a necessidade de disciplinas ou intervalos formativos sobre a questão TEA na formação inicial docente a fim de para proprocionar que os futuros professores desenvolva. profissionais habilidades para compreender e lidar com essa demanda. Considerando o exposto, o presente trabalho visa analisar a viabilidadeda implementação de disciplinas formativas ou espaços de discussão sobre o TEA na licenciatura em ciências biológicas de uma universidade pública. Apresenta-se uma crítica à estrutura curricular e sugere-se que esse seja um tema sensível da formação de professores de ciências e biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1088_TB333_25022025160512.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEYENNE APARECIDA MARINETTO"
    "autor_nome_curto" => "LEYENNE"
    "autor_email" => "ra113337@uem.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120641
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 1088
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A AUSÊNCIA DE DISCUSSÕES SOBRE TEA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE"
    "resumo" => "O presente trabalho de cunho bibliográfico discute a necessidade da formação inicial em Ciências Biológicas de contemplar a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando o ensino regular, o trabalho com estudantes autistas tem sido um desafio e, ao mesmo tempo, uma necessidade, pois envolve proporcionar aprendizagens significativas, inclusão escolar e social e a interação com conceitos de cada área do conhecimento. Tal necessidade se reforça nas aulas de ciências e biologia, onde é comum a união de momentos teóricos com práticos para a construção do saber, e que, se não forem adaptados para acesso e compreensão de estudantes autistas, podem se tornar um ambiente de exclusão. afastando-os dos objetivos Apesar da crescente demanda por inclusão de alunos com TEA na educação básica, há uma lacuna na dedicação a essa temática no ensino superior e nos Cursos da Área de Ciências da Natureza. De acordo com a literatura, há poucos trabalhos e muito pouco também sobre os processos educacionais que contribuem para o aprendizado de pessoas autistas em Ciências e Biologia. Isso reforça a necessidade de disciplinas ou intervalos formativos sobre a questão TEA na formação inicial docente a fim de para proprocionar que os futuros professores desenvolva. profissionais habilidades para compreender e lidar com essa demanda. Considerando o exposto, o presente trabalho visa analisar a viabilidadeda implementação de disciplinas formativas ou espaços de discussão sobre o TEA na licenciatura em ciências biológicas de uma universidade pública. Apresenta-se uma crítica à estrutura curricular e sugere-se que esse seja um tema sensível da formação de professores de ciências e biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1088_TB333_25022025160512.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEYENNE APARECIDA MARINETTO"
    "autor_nome_curto" => "LEYENNE"
    "autor_email" => "ra113337@uem.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O presente trabalho de cunho bibliográfico discute a necessidade da formação inicial em Ciências Biológicas de contemplar a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando o ensino regular, o trabalho com estudantes autistas tem sido um desafio e, ao mesmo tempo, uma necessidade, pois envolve proporcionar aprendizagens significativas, inclusão escolar e social e a interação com conceitos de cada área do conhecimento. Tal necessidade se reforça nas aulas de ciências e biologia, onde é comum a união de momentos teóricos com práticos para a construção do saber, e que, se não forem adaptados para acesso e compreensão de estudantes autistas, podem se tornar um ambiente de exclusão. afastando-os dos objetivos Apesar da crescente demanda por inclusão de alunos com TEA na educação básica, há uma lacuna na dedicação a essa temática no ensino superior e nos Cursos da Área de Ciências da Natureza. De acordo com a literatura, há poucos trabalhos e muito pouco também sobre os processos educacionais que contribuem para o aprendizado de pessoas autistas em Ciências e Biologia. Isso reforça a necessidade de disciplinas ou intervalos formativos sobre a questão TEA na formação inicial docente a fim de para proprocionar que os futuros professores desenvolva. profissionais habilidades para compreender e lidar com essa demanda. Considerando o exposto, o presente trabalho visa analisar a viabilidadeda implementação de disciplinas formativas ou espaços de discussão sobre o TEA na licenciatura em ciências biológicas de uma universidade pública. Apresenta-se uma crítica à estrutura curricular e sugere-se que esse seja um tema sensível da formação de professores de ciências e biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.