Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ANÁLISE DE CONTEÚDOS DIGITAIS VIRAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

As redes sociais disponibilizam aos seus usuários uma grande quantidade de conteúdos, em formatos atrativos e facilmente compartilháveis, alcançando um público de massa. É notório que a comunicação instantânea sobre fatos e situações tem aspectos positivos, porém, o compartilhamento de conteúdo sem reflexão crítica sobre sua veracidade contribui para a desvalorização da ciência e favorece o desinteresse dos estudantes pelo conhecimento científico. Nesse contexto, ler e escrever não são mais suficientes. A promoção da alfabetização científica e tecnológica é essencial para desenvolver uma avaliação crítica, baseada no método científico, do conteúdo transmitido. Isso permite decisões mais conscientes sobre seu compartilhamento ou aplicação de forma responsável. No âmbito do Programa Nacional de Livros e Material Didático, os documentos destacam a importância de os estudantes terem domínio do conhecimento científico para a formação do pensamento crítico e minimizar a disseminação de conteúdos enganosos. Com o objetivo analisar a presença, nos livros didáticos das áreas de Matemática e Ciências da Natureza do PNLD-Ensino Médio, de alertas e discussões sobre conteúdos virais relacionados à Ciência, apresentamos neste trabalho os resultados dessa análise, realizada por licenciandos dos cursos de Matemática e de Química. Um roteiro elaborado pelas pesquisadoras orientou a análise sobre os elementos, a linguagem e as limitações relacionadas à abordagem dos conteúdos virais pelos livros didáticos, bem como a presença de critérios de alfabetização científica e tecnológica na apresentação dos conteúdos e atividades. Nas obras analisadas, os estudantes identificaram orientações sobre a busca de informações em fontes confiáveis e vinculadas a meios de comunicação e entidades científicas. No entanto, faltou clareza sobre as implicações do compartilhamento de conteúdos enganosos. Em relação à alfabetização científica, as contribuições dos conhecimentos matemáticos e científicos para a explicação de situações do cotidiano são evidentes, assim como a percepção da ciência como uma construção humana histórica e social.

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