RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID - SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA ALBERTINA MADALENA DIAS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120674 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 380 "inscrito_id" => 869 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID - SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA ALBERTINA MADALENA DIAS" "resumo" => "O presente relato apresenta as experiências desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Educação do Campo na Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, em Florianópolis-SC. A pesquisa, apoiada pela CAPES, contou com bolsistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e envolveu projetos de educação ambiental e sustentabilidade, promovendo a sensibilização e o engajamento da comunidade escolar. A metodologia qualitativa incluiu registros fotográficos e em vídeo, além de anotações sistemáticas durante a imersão escolar. Fundamentado na pedagogia da alternância e na Educação do Campo, o estudo destaca o papel político da educação, baseado em Molina (2017) e no MST. Os resultados evidenciam a importância da vivência escolar na formação docente, fortalecendo a relação entre teoria e prática e promovendo uma educação contextualizada. Observou-se que os alunos desenvolveram maior autonomia na pesquisa e no aprendizado, superando desafios como a dependência excessiva da internet para obter informações. Além disso, a implementação de projetos sustentáveis, como composteiras e reciclagem, demonstrou impacto positivo na conscientização ambiental da comunidade. A interação entre bolsistas e alunos estimulou o pensamento crítico e a valorização dos saberes locais, enquanto atividades extraclasse, incluindo saídas de campo para museus e espaços históricos, ampliaram o repertório cultural dos estudantes e reforçaram o vínculo com o território. Conclui-se que o PIBID é essencial para a formação de futuros professores, criando um ambiente colaborativo e enriquecedor, contribuindo para práticas pedagógicas dinâmicas e inclusivas. Os resultados destacam a necessidade de valorização e expansão de iniciativas que fortaleçam a Educação do Campo, promovendo uma escola mais integrada à realidade dos estudantes e potencializando sua formação acadêmica e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID869_TB380_10032025230009.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MARIA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alineheinz.ufsc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120674 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 380 "inscrito_id" => 869 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID - SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA ALBERTINA MADALENA DIAS" "resumo" => "O presente relato apresenta as experiências desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Educação do Campo na Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, em Florianópolis-SC. A pesquisa, apoiada pela CAPES, contou com bolsistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e envolveu projetos de educação ambiental e sustentabilidade, promovendo a sensibilização e o engajamento da comunidade escolar. A metodologia qualitativa incluiu registros fotográficos e em vídeo, além de anotações sistemáticas durante a imersão escolar. Fundamentado na pedagogia da alternância e na Educação do Campo, o estudo destaca o papel político da educação, baseado em Molina (2017) e no MST. Os resultados evidenciam a importância da vivência escolar na formação docente, fortalecendo a relação entre teoria e prática e promovendo uma educação contextualizada. Observou-se que os alunos desenvolveram maior autonomia na pesquisa e no aprendizado, superando desafios como a dependência excessiva da internet para obter informações. Além disso, a implementação de projetos sustentáveis, como composteiras e reciclagem, demonstrou impacto positivo na conscientização ambiental da comunidade. A interação entre bolsistas e alunos estimulou o pensamento crítico e a valorização dos saberes locais, enquanto atividades extraclasse, incluindo saídas de campo para museus e espaços históricos, ampliaram o repertório cultural dos estudantes e reforçaram o vínculo com o território. Conclui-se que o PIBID é essencial para a formação de futuros professores, criando um ambiente colaborativo e enriquecedor, contribuindo para práticas pedagógicas dinâmicas e inclusivas. Os resultados destacam a necessidade de valorização e expansão de iniciativas que fortaleçam a Educação do Campo, promovendo uma escola mais integrada à realidade dos estudantes e potencializando sua formação acadêmica e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID869_TB380_10032025230009.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MARIA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alineheinz.ufsc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }