NOÇÕES DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL POR INTERMÉDIO DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: ABORDANDO A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120534 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 186 "inscrito_id" => 522 "titulo" => "NOÇÕES DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL POR INTERMÉDIO DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: ABORDANDO A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente relato de experiência objetiva compartilhar o desenvolvimento de uma proposta de ensino organizada por um estudante de Licenciatura em Matemática e participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Componente Curricular de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. A proposta foi realizada com os estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental na eletiva de Matemática, intitulada Descomplicando a Matemática, do Colégio Estadual João Bettega de Curitiba (Paraná). Dessa forma, relatam-se os encaminhamentos de elaboração e organização de uma dinâmica conduzida em sala de aula, com o objetivo de revisar os conceitos de Média, Moda e Mediana, que são tópicos relacionados às Medidas de Tendência Central, contemplados no ensino de Estatística. Com a metodologia de Investigação Matemática, buscou-se organizar um ambiente para o compartilhamento de conhecimentos, com a intenção dos estudantes avaliarem os contextos nos quais as Medidas de Tendência Central estão contempladas nas práticas do cotidiano, colaborando com a Educação Estatística. A dinâmica consiste na definição de um perfil comportamental de estudantes, que, para essa ação, foi necessário a utilização de ferramentas estatísticas para a sua efetivação. Com o desenvolvimento da proposta em sala de aula, os estudantes revisaram os conceitos matemáticos e elaboraram justificativas envolvendo as estratégias empregadas nas resoluções de forma a estarem reconhecendo as diferentes propriedades presentes nos conteúdos trabalhados. As dinâmicas no ambiente escolar são instrumentos importantes para incentivar a participação dos estudantes, com a proposta de ampliar a interatividade entre os participantes e simplificar os processos de compreensão de conceitos matemáticos discutidos no período letivo. Portanto, com a execução de ações práticas e experimentos em grupos, é possível realizar a conexão entre os conceitos estatísticos com situações do cotidiano, gerando maiores engajamentos dos estudantes em sala de aula e fortalecendo o ensino, a aprendizagem e a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID522_TB186_22022025235928.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDERSON DOS SANTOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "WANDERSON" "autor_email" => "wandersonrodrigues.utfpr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120534 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 186 "inscrito_id" => 522 "titulo" => "NOÇÕES DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL POR INTERMÉDIO DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: ABORDANDO A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente relato de experiência objetiva compartilhar o desenvolvimento de uma proposta de ensino organizada por um estudante de Licenciatura em Matemática e participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Componente Curricular de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. A proposta foi realizada com os estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental na eletiva de Matemática, intitulada Descomplicando a Matemática, do Colégio Estadual João Bettega de Curitiba (Paraná). Dessa forma, relatam-se os encaminhamentos de elaboração e organização de uma dinâmica conduzida em sala de aula, com o objetivo de revisar os conceitos de Média, Moda e Mediana, que são tópicos relacionados às Medidas de Tendência Central, contemplados no ensino de Estatística. Com a metodologia de Investigação Matemática, buscou-se organizar um ambiente para o compartilhamento de conhecimentos, com a intenção dos estudantes avaliarem os contextos nos quais as Medidas de Tendência Central estão contempladas nas práticas do cotidiano, colaborando com a Educação Estatística. A dinâmica consiste na definição de um perfil comportamental de estudantes, que, para essa ação, foi necessário a utilização de ferramentas estatísticas para a sua efetivação. Com o desenvolvimento da proposta em sala de aula, os estudantes revisaram os conceitos matemáticos e elaboraram justificativas envolvendo as estratégias empregadas nas resoluções de forma a estarem reconhecendo as diferentes propriedades presentes nos conteúdos trabalhados. As dinâmicas no ambiente escolar são instrumentos importantes para incentivar a participação dos estudantes, com a proposta de ampliar a interatividade entre os participantes e simplificar os processos de compreensão de conceitos matemáticos discutidos no período letivo. Portanto, com a execução de ações práticas e experimentos em grupos, é possível realizar a conexão entre os conceitos estatísticos com situações do cotidiano, gerando maiores engajamentos dos estudantes em sala de aula e fortalecendo o ensino, a aprendizagem e a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID522_TB186_22022025235928.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDERSON DOS SANTOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "WANDERSON" "autor_email" => "wandersonrodrigues.utfpr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }