“NÓS, PROFESSORAS DE DANÇA”: OS DESAFIOS E CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PROFESSOR-ARTISTA AO INGRESSAR NAS ESCOLAS.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120751 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 486 "inscrito_id" => 1291 "titulo" => "“NÓS, PROFESSORAS DE DANÇA”: OS DESAFIOS E CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PROFESSOR-ARTISTA AO INGRESSAR NAS ESCOLAS." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir a partir das experiências docentes vivenciadas por cinco professoras atuantes em escolas de educação básica do Rio Grande do Sul e as bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do núcleo Dança da Universidade Federal de Pelotas. Utilizamos o documentário “Nós, professoras de Dança” de Josiane Franken Corrêa, que nos foi disponibilizado durante o recesso acadêmico como atividade de cunho reflexivo sobre o fazer docente dos profissionais de dança e seus desafios, relacionando-os com as experiências vividas pelo grupo. Durante esse ensaio, as professoras discorrem sobre diversas questões relacionadas com estratégias e vivências pedagógicas, dentre elas levantamos alguns tópicos que consideramos essenciais para se pensar o processo de ensino-aprendizagem e preparo dos professores-artistas para os desafios presentes no contexto escolar. Dentre eles, repensar as metodologias de ensino do professor para a aprendizagem dos alunos, a infraestrutura das escolas e como ela influencia o andamento da aula, o diálogo que o professor precisa buscar com a gestão escolar na qual leciona e os desafios para a construção da nossa imagem como professores de dança, levando em consideração a situação de precariedade do ensino das artes no currículo escolar atual de nosso estado, em específico nas redes públicas de educação básica, que se deve a desvalorização das artes por parte da sociedade como maioria. Diante desse cenário, docentes de dança frequentemente sentem a necessidade de defender a sua relevância, tanto para a gestão escolar quanto para colegas de outras áreas. Assim, considerando as problemáticas apresentadas, os professores de dança acabam precisando se reafirmar constantemente, o que pode ser cansativo, mas também gera oportunidades de fortalecer a presença da dança na escola, pois a mesma deve acontecer neste espaço como um direito de conhecimento da cultura intelectual, para além de uma atividade recreativa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1291_TB486_09032025234917.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRIKA LOPES DUARTE" "autor_nome_curto" => "ÉRIKA" "autor_email" => "erikaaalopesduarte@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120751 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 486 "inscrito_id" => 1291 "titulo" => "“NÓS, PROFESSORAS DE DANÇA”: OS DESAFIOS E CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PROFESSOR-ARTISTA AO INGRESSAR NAS ESCOLAS." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir a partir das experiências docentes vivenciadas por cinco professoras atuantes em escolas de educação básica do Rio Grande do Sul e as bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do núcleo Dança da Universidade Federal de Pelotas. Utilizamos o documentário “Nós, professoras de Dança” de Josiane Franken Corrêa, que nos foi disponibilizado durante o recesso acadêmico como atividade de cunho reflexivo sobre o fazer docente dos profissionais de dança e seus desafios, relacionando-os com as experiências vividas pelo grupo. Durante esse ensaio, as professoras discorrem sobre diversas questões relacionadas com estratégias e vivências pedagógicas, dentre elas levantamos alguns tópicos que consideramos essenciais para se pensar o processo de ensino-aprendizagem e preparo dos professores-artistas para os desafios presentes no contexto escolar. Dentre eles, repensar as metodologias de ensino do professor para a aprendizagem dos alunos, a infraestrutura das escolas e como ela influencia o andamento da aula, o diálogo que o professor precisa buscar com a gestão escolar na qual leciona e os desafios para a construção da nossa imagem como professores de dança, levando em consideração a situação de precariedade do ensino das artes no currículo escolar atual de nosso estado, em específico nas redes públicas de educação básica, que se deve a desvalorização das artes por parte da sociedade como maioria. Diante desse cenário, docentes de dança frequentemente sentem a necessidade de defender a sua relevância, tanto para a gestão escolar quanto para colegas de outras áreas. Assim, considerando as problemáticas apresentadas, os professores de dança acabam precisando se reafirmar constantemente, o que pode ser cansativo, mas também gera oportunidades de fortalecer a presença da dança na escola, pois a mesma deve acontecer neste espaço como um direito de conhecimento da cultura intelectual, para além de uma atividade recreativa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1291_TB486_09032025234917.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRIKA LOPES DUARTE" "autor_nome_curto" => "ÉRIKA" "autor_email" => "erikaaalopesduarte@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }