Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

CÍRCULO DE CULTURA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: UM LEVANTAMENTO EM TESES E DISSERTAÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA REGIÃO SUL DO BRASIL

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Com a cada vez mais frequente presença de outras ciências no campo da Pedagogia, um lugar de fala é concedido e assegurado a esses outros, tidos como especialistas, que se figuram enquanto autoridades sobre os saberes educacionais, detentores dos critérios e parâmetros para a prescrição do certo e do errado, do compreensível e do injustificável, do sucesso e do fracasso escolar. Em contraposição a esse sistemático e intensivo processo de empobrecimento do papel docente, encontramos a produção destacadamente reconhecido de Paulo Freire. No Círculo de Cultura, o conhecimento se cria a partir e por meio do diálogo que, por sua vez, é elemento básico e indispensável para a prática pedagógica democrática. Entretanto, tal conceito-método tem se demonstrado um tanto distante das produções acadêmico-científicas produzidas no campo da Educação. O objetivo deste trabalho foi identificar como o Círculo de Cultura se fazem presente nas dissertações e teses publicadas por Programas de Pós-Graduação em Educação de instituições localizadas na região sul do Brasil de 2014 a 2024. Por meio de uma revisão integrativa, o Portal da Capes e a Plataforma Sucupira foram as bases de dados selecionadas para o levantamento dos Programas e dos trabalhos. Dos 978 programas apenas 40 são da Área de Avaliação da Educação, algo próximo a 4%. Quanto às dissertações e teses, dos 1778 trabalhos localizados com o descritor “Círculo de Cultura”, 360 dizem respeito à área de concentração “Educação” e 129 foram publicados em programas de pós-graduação de instituições localizadas na região sul. A análise dos resumos dessas produções aponta para um número limitado de trabalhos que, de fato, desenvolveram estudos sustentados no método freiriano, o que corrobora com a premissa inicial de um possível afastamento da academia no sentido de sua real apropriação e vivência, não apenas enquanto referencial, dos construtos de Paulo Freire.

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