CÍRCULO DE CULTURA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: UM LEVANTAMENTO EM TESES E DISSERTAÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA REGIÃO SUL DO BRASIL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120635 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 326 "inscrito_id" => 145 "titulo" => "CÍRCULO DE CULTURA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: UM LEVANTAMENTO EM TESES E DISSERTAÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA REGIÃO SUL DO BRASIL" "resumo" => "Com a cada vez mais frequente presença de outras ciências no campo da Pedagogia, um lugar de fala é concedido e assegurado a esses outros, tidos como especialistas, que se figuram enquanto autoridades sobre os saberes educacionais, detentores dos critérios e parâmetros para a prescrição do certo e do errado, do compreensível e do injustificável, do sucesso e do fracasso escolar. Em contraposição a esse sistemático e intensivo processo de empobrecimento do papel docente, encontramos a produção destacadamente reconhecido de Paulo Freire. No Círculo de Cultura, o conhecimento se cria a partir e por meio do diálogo que, por sua vez, é elemento básico e indispensável para a prática pedagógica democrática. Entretanto, tal conceito-método tem se demonstrado um tanto distante das produções acadêmico-científicas produzidas no campo da Educação. O objetivo deste trabalho foi identificar como o Círculo de Cultura se fazem presente nas dissertações e teses publicadas por Programas de Pós-Graduação em Educação de instituições localizadas na região sul do Brasil de 2014 a 2024. Por meio de uma revisão integrativa, o Portal da Capes e a Plataforma Sucupira foram as bases de dados selecionadas para o levantamento dos Programas e dos trabalhos. Dos 978 programas apenas 40 são da Área de Avaliação da Educação, algo próximo a 4%. Quanto às dissertações e teses, dos 1778 trabalhos localizados com o descritor “Círculo de Cultura”, 360 dizem respeito à área de concentração “Educação” e 129 foram publicados em programas de pós-graduação de instituições localizadas na região sul. A análise dos resumos dessas produções aponta para um número limitado de trabalhos que, de fato, desenvolveram estudos sustentados no método freiriano, o que corrobora com a premissa inicial de um possível afastamento da academia no sentido de sua real apropriação e vivência, não apenas enquanto referencial, dos construtos de Paulo Freire." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID145_TB326_30032025170159.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DATRIA SCHULZE" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianad.schulze@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE (UNIVILLE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120635 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 326 "inscrito_id" => 145 "titulo" => "CÍRCULO DE CULTURA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: UM LEVANTAMENTO EM TESES E DISSERTAÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA REGIÃO SUL DO BRASIL" "resumo" => "Com a cada vez mais frequente presença de outras ciências no campo da Pedagogia, um lugar de fala é concedido e assegurado a esses outros, tidos como especialistas, que se figuram enquanto autoridades sobre os saberes educacionais, detentores dos critérios e parâmetros para a prescrição do certo e do errado, do compreensível e do injustificável, do sucesso e do fracasso escolar. Em contraposição a esse sistemático e intensivo processo de empobrecimento do papel docente, encontramos a produção destacadamente reconhecido de Paulo Freire. No Círculo de Cultura, o conhecimento se cria a partir e por meio do diálogo que, por sua vez, é elemento básico e indispensável para a prática pedagógica democrática. Entretanto, tal conceito-método tem se demonstrado um tanto distante das produções acadêmico-científicas produzidas no campo da Educação. O objetivo deste trabalho foi identificar como o Círculo de Cultura se fazem presente nas dissertações e teses publicadas por Programas de Pós-Graduação em Educação de instituições localizadas na região sul do Brasil de 2014 a 2024. Por meio de uma revisão integrativa, o Portal da Capes e a Plataforma Sucupira foram as bases de dados selecionadas para o levantamento dos Programas e dos trabalhos. Dos 978 programas apenas 40 são da Área de Avaliação da Educação, algo próximo a 4%. Quanto às dissertações e teses, dos 1778 trabalhos localizados com o descritor “Círculo de Cultura”, 360 dizem respeito à área de concentração “Educação” e 129 foram publicados em programas de pós-graduação de instituições localizadas na região sul. A análise dos resumos dessas produções aponta para um número limitado de trabalhos que, de fato, desenvolveram estudos sustentados no método freiriano, o que corrobora com a premissa inicial de um possível afastamento da academia no sentido de sua real apropriação e vivência, não apenas enquanto referencial, dos construtos de Paulo Freire." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID145_TB326_30032025170159.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DATRIA SCHULZE" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianad.schulze@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE (UNIVILLE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }