SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DA DIDÁTICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120758 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 496 "inscrito_id" => 1159 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DA DIDÁTICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo socializar uma Sequência Didática (SD) desenvolvida a partir de uma pesquisa conduzida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se de um estudo qualitativo de natureza aplicada, com propósitos interpretativos e interventivos, fundamentado na pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). A elaboração da SD apoia-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica e da Didática da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Optou-se pela transposição didática dos princípios da PHC para a prática pedagógica, conforme proposto por Gasparin (2012), uma vez que essa abordagem explicita as ações necessárias para a implementação da proposta teórico-metodológica nos diversos campos do conhecimento. A SD foi concebida a partir de problemáticas identificadas no ensino de Língua Portuguesa, especialmente no que concerne ao papel do teatro no currículo escolar, sendo orientada pela seguinte questão norteadora: de que maneira o teatro pode contribuir de forma significativa e relevante para o processo de formação de leitores na disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – Anos Finais da rede pública de ensino? A pesquisa foi estruturada e aplicada junto a estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais. A SD tem como objeto de conhecimento a formação do leitor literário e estabelece, como objetivo geral, o incentivo à construção de leitores capazes de imprimir suas marcas ao texto que leem, promovendo um diálogo singular e dinâmico, no qual a leitura transcende a mera busca por respostas, estimulando a formulação de novas indagações por meio de práticas teatrais. A estrutura da SD compreende quatro tópicos de conteúdo, os quais apresentam fundamentação teórica e respectivas propostas de atividades. Com essa sequência, busca-se proporcionar aos docentes um material conciso e fundamentado, que sirva de suporte teórico para a implementação de uma prática pedagógica alinhada aos princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1159_TB496_07032025230514.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIA CRISTIANE GUCKERT" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA" "autor_email" => "fabriciacgo@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120758 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 496 "inscrito_id" => 1159 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DA DIDÁTICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo socializar uma Sequência Didática (SD) desenvolvida a partir de uma pesquisa conduzida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se de um estudo qualitativo de natureza aplicada, com propósitos interpretativos e interventivos, fundamentado na pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). A elaboração da SD apoia-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica e da Didática da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Optou-se pela transposição didática dos princípios da PHC para a prática pedagógica, conforme proposto por Gasparin (2012), uma vez que essa abordagem explicita as ações necessárias para a implementação da proposta teórico-metodológica nos diversos campos do conhecimento. A SD foi concebida a partir de problemáticas identificadas no ensino de Língua Portuguesa, especialmente no que concerne ao papel do teatro no currículo escolar, sendo orientada pela seguinte questão norteadora: de que maneira o teatro pode contribuir de forma significativa e relevante para o processo de formação de leitores na disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – Anos Finais da rede pública de ensino? A pesquisa foi estruturada e aplicada junto a estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais. A SD tem como objeto de conhecimento a formação do leitor literário e estabelece, como objetivo geral, o incentivo à construção de leitores capazes de imprimir suas marcas ao texto que leem, promovendo um diálogo singular e dinâmico, no qual a leitura transcende a mera busca por respostas, estimulando a formulação de novas indagações por meio de práticas teatrais. A estrutura da SD compreende quatro tópicos de conteúdo, os quais apresentam fundamentação teórica e respectivas propostas de atividades. Com essa sequência, busca-se proporcionar aos docentes um material conciso e fundamentado, que sirva de suporte teórico para a implementação de uma prática pedagógica alinhada aos princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1159_TB496_07032025230514.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIA CRISTIANE GUCKERT" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA" "autor_email" => "fabriciacgo@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }