TESSITURAS DE UMA PRÁTICA DE INCENTIVO À LEITURA: A COLCHA DE RETALHOS COMO FERRAMENTA PARA A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120619 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 304 "inscrito_id" => 131 "titulo" => "TESSITURAS DE UMA PRÁTICA DE INCENTIVO À LEITURA: A COLCHA DE RETALHOS COMO FERRAMENTA PARA A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR" "resumo" => "O presente trabalho trata-se do recorte de uma análise documental, proveniente de um relatório de estágio em uma turma de segundo ano de uma escola municipal da cidade de Rio Grande, construído por alunos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande. Buscou-se identificar no documento, o impacto de uma proposta pautada na literatura infantil no cotidiano da sala de aula. O tratamento dos dados seguiu a análise de conteúdo que se organiza em torno de três fases: I - Pré-análise: fase em que se organiza o material a ser analisado, com o objetivo de facilitar a preparação e a sistematização das ideias iniciais; II - Exploração do material, fase para a definição de categorias foram exploradas ao longo do texto e por fim; Fase III - Tratamento dos resultados obtidos e interpretação: fase em que é operacionalizado o tratamento dos resultados, a síntese e o destaque das informações a serem analisadas. Para tanto, o documento analisado que totaliza 302 páginas e 13 secções, foi separado considerando as seguintes especificidades; registros das observações que antecederam a prática, realizadas no período de 24 de maio à 20 de junho de 2023, com 10 páginas; a proposta de estágio contendo 8 páginas; 30 planos de aula contento 69 páginas, e por fim registros diários e reflexivos acerca da aplicação dos planejamentos e desenrolar das aulas, contendo 182 páginas. Neste recorte, será apresentado a ‘’colcha de retalhos’’ como prática de incentivo à leitura, bem como os resultados obtidos através do projeto, ao qual foi possível perceber uma mudança significativa no interesse das crianças pela leitura literária, instigados pelo poema de Cora Coralina, intitulado: ‘’Sou Feita de Retalhos’’." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID131_TB304_10032025201120.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIBELLY MARTINS MIRANDA" "autor_nome_curto" => "SIBELLY" "autor_email" => "sibellymiranda@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120619 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 304 "inscrito_id" => 131 "titulo" => "TESSITURAS DE UMA PRÁTICA DE INCENTIVO À LEITURA: A COLCHA DE RETALHOS COMO FERRAMENTA PARA A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR" "resumo" => "O presente trabalho trata-se do recorte de uma análise documental, proveniente de um relatório de estágio em uma turma de segundo ano de uma escola municipal da cidade de Rio Grande, construído por alunos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande. Buscou-se identificar no documento, o impacto de uma proposta pautada na literatura infantil no cotidiano da sala de aula. O tratamento dos dados seguiu a análise de conteúdo que se organiza em torno de três fases: I - Pré-análise: fase em que se organiza o material a ser analisado, com o objetivo de facilitar a preparação e a sistematização das ideias iniciais; II - Exploração do material, fase para a definição de categorias foram exploradas ao longo do texto e por fim; Fase III - Tratamento dos resultados obtidos e interpretação: fase em que é operacionalizado o tratamento dos resultados, a síntese e o destaque das informações a serem analisadas. Para tanto, o documento analisado que totaliza 302 páginas e 13 secções, foi separado considerando as seguintes especificidades; registros das observações que antecederam a prática, realizadas no período de 24 de maio à 20 de junho de 2023, com 10 páginas; a proposta de estágio contendo 8 páginas; 30 planos de aula contento 69 páginas, e por fim registros diários e reflexivos acerca da aplicação dos planejamentos e desenrolar das aulas, contendo 182 páginas. Neste recorte, será apresentado a ‘’colcha de retalhos’’ como prática de incentivo à leitura, bem como os resultados obtidos através do projeto, ao qual foi possível perceber uma mudança significativa no interesse das crianças pela leitura literária, instigados pelo poema de Cora Coralina, intitulado: ‘’Sou Feita de Retalhos’’." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID131_TB304_10032025201120.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIBELLY MARTINS MIRANDA" "autor_nome_curto" => "SIBELLY" "autor_email" => "sibellymiranda@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }