Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PIBID GEOGRAFIA DA UFPR: A FORMAÇÃO DOCENTE ENTRE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Neste trabalho busca-se apresentar os pressupostos e estratégias orientadoras às ações do Subprojeto PIBID da área de Geografia da UFPR, financiado pela Capes, desenvolvido no Campus de Curitiba, e no Campus do Litoral do Paraná. Entende-se na estruturação da proposta que o PIBID Geografia se constitui numa iniciativa para qualificar o percurso formativo dos licenciandos/as com vistas à formação do/a professor/a pesquisador/a, em diálogo com os saberes e experiências dos professores/as que atuam na Rede Pública Estadual de Educação Básica. Os objetivos deste Subprojeto estão alicerçados nos processos de formação inicial, bem como de formação continuada de professores/as de Geografia. Para tanto, serão elaboradas práticas pedagógicas que envolvam o uso das diferentes linguagens didáticas, assim como de geotecnologias para e na educação geográfica, visando contribuir com a leitura e compreensão das dinâmicas do espaço geográfico em diferentes escalas e dimensões. Escolhemos como ponto de partida as realidades existentes em cada sala de aula, articuladas ao currículo e aos diferentes saberes geográficos que constituem a escola. Sendo assim, o PIBID Geografia sugere a realização dessa articulação desde a problematização de temas relacionados às dinâmicas e fenômenos socioambientais do entorno das escolas, tomando as bacias hidrográficas como unidades de investigação e problematização, assim como a educação ambiental para a conservação do patrimônio. Essas duas dimensões de planejamento pedagógico tornam-se eixo central das atividades, orientando as pesquisas, a criação de materiais pedagógicos, e os percursos didáticos articulados ao currículo. Por fim, as ações e pressupostos aqui indicadas, buscam contribuir para a construção de um olhar atento às vivências pedagógicas em diálogo com o contexto e localização das escolas. Constituindo tanto professores e professoras em formação, como também estudantes da Educação Básica, em sujeitos engajados aos processos de ensino, e de aprendizagem para a construção de suas geografias de vida.

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