ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: IMPLICAÇÕES DA BNCC E DO PNLD NO ENSINO MÉDIO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120662 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 1075 "titulo" => "ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: IMPLICAÇÕES DA BNCC E DO PNLD NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A presença dos livros didáticos nos espaços educacionais é inegável, seja para auxiliar os professores no planejamento das aulas ou para apoiar os alunos em diferentes contextos, dentro e fora da escola. Esses livros, físicos ou digitais, integram-se à cultura escolar como um elemento fundamental e precisam ser estudados e analisados criticamente. No Brasil, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático é responsável por avaliar, adquirir e distribuir livros didáticos das diferentes áreas nas escolas brasileiras. A produção dos livros didáticos sofreu mudanças significativas devido à implementação da Base Nacional Comum Curricular, resultando na distribuição, entre 2021 e 2025, de livros interdisciplinares e organizados por áreas do conhecimento. Este trabalho apresenta um recorte de um projeto de ensino, pesquisa e extensão que visa promover atividades que articulem professores universitários e estudantes de graduação em torno da temática dos livros didáticos. O objetivo foi analisar os livros do PNLD da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a partir da experiência de trabalho com a análise de livros didáticos na formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual os dados foram coletados em uma oficina realizada com licenciandos em Química. Entre os resultados, destaca-se a redução significativa de conteúdos científicos nos livros analisados, o que sugere uma possível limitação no acesso ao conhecimento, apesar do edital do PNLD determinar que os livros sejam "não sequenciais". A análise também apontou limites na abordagem dos conteúdos em relação ao cotidiano, diferença que pode estar relacionada ao número de páginas permitido pelo edital e à estrutura dos livros. De modo geral, o estudo oferece subsídios para orientar o uso de livros didáticos no ensino de Química, além de contribuir para pesquisas sobre a utilização desses materiais e enriquecer o debate sobre a produção colaborativa de recursos didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1075_TB364_05032025171349.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILAINE APARECIDA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "EDILAINE" "autor_email" => "edilaaparecidavieira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120662 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 1075 "titulo" => "ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: IMPLICAÇÕES DA BNCC E DO PNLD NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A presença dos livros didáticos nos espaços educacionais é inegável, seja para auxiliar os professores no planejamento das aulas ou para apoiar os alunos em diferentes contextos, dentro e fora da escola. Esses livros, físicos ou digitais, integram-se à cultura escolar como um elemento fundamental e precisam ser estudados e analisados criticamente. No Brasil, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático é responsável por avaliar, adquirir e distribuir livros didáticos das diferentes áreas nas escolas brasileiras. A produção dos livros didáticos sofreu mudanças significativas devido à implementação da Base Nacional Comum Curricular, resultando na distribuição, entre 2021 e 2025, de livros interdisciplinares e organizados por áreas do conhecimento. Este trabalho apresenta um recorte de um projeto de ensino, pesquisa e extensão que visa promover atividades que articulem professores universitários e estudantes de graduação em torno da temática dos livros didáticos. O objetivo foi analisar os livros do PNLD da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a partir da experiência de trabalho com a análise de livros didáticos na formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual os dados foram coletados em uma oficina realizada com licenciandos em Química. Entre os resultados, destaca-se a redução significativa de conteúdos científicos nos livros analisados, o que sugere uma possível limitação no acesso ao conhecimento, apesar do edital do PNLD determinar que os livros sejam "não sequenciais". A análise também apontou limites na abordagem dos conteúdos em relação ao cotidiano, diferença que pode estar relacionada ao número de páginas permitido pelo edital e à estrutura dos livros. De modo geral, o estudo oferece subsídios para orientar o uso de livros didáticos no ensino de Química, além de contribuir para pesquisas sobre a utilização desses materiais e enriquecer o debate sobre a produção colaborativa de recursos didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1075_TB364_05032025171349.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILAINE APARECIDA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "EDILAINE" "autor_email" => "edilaaparecidavieira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }