Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

O SENTIDO DA ESCOLA NO CONTEXTO DA JUVENILIZAÇÃO DA EJA E A BAIXA PROCURA PELA MODALIDADE DE ENSINO

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Nos últimos anos, tem-se observado uma tendência de juvenilização da EJA, bem como uma baixa procura por essa modalidade de ensino. Este artigo explora essas questões, destacando suas causas e implicações, com base em referências acadêmicas e estudos recentes. A juvenilização da EJA refere-se ao aumento significativo de jovens entre 15 e 24 anos que ingressam nessa modalidade de ensino, tradicionalmente voltada para adultos. Fatores como evasão escolar precoce, necessidade de conciliar estudos com trabalho e busca por uma segunda chance educacional contribuem para essa mudança. Já a baixa procura pela EJA é atribuída a falta de informação, estigmatização social e infraestrutura inadequada. Ao situar a investigação nesta temática, objetiva-se entender os fatores que levam os jovens a migrar do ensino regular para a EJA. A problemática levantada surge no contexto das observações realizadas na disciplina de Física por meio do Estágio Curricular Supervisionado I, em uma Escola Estadual de Ensino Médio localizada na cidade de São Borja, na modalidade EJA. Para o encaminhamento metodológico da temática, utiliza-se um questionário estruturado. Os resultados evidenciam que os alunos possuem dificuldades no ensino de Física, que a explicação do professor não é suficiente, contudo não utilizam outros métodos alternativos para estudar, preparando-se apenas para as provas ou quando recompensados por notas. Ao tomar como base as contribuições de Fanfani (2000) acerca dos motivos que orientam os jovens a retornar a escola, a saber: a obrigação como sentido; a razão instrumental e o amor ao conhecimento, conclui-se que o contexto a qual estão inseridos leva esses jovens a retornar por um motivo puramente instrumental dada a exigência do mercado de trabalho. Na mesma medida que revela dificuldades dos alunos no ensino de Física, aponta-se as necessidades de adaptações curriculares e pedagógicas para enfrentar esses desafios.

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