Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PROJETO HORTA ESCOLAR DO CAMPO: RESGATANDO SABERES E PROMOVENDO A SUSTENTABILIDADE

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O Projeto Horta Escolar do Campo: Resgatando Saberes e Promovendo a Sustentabilidade tem como objetivo desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre educação ambiental e alimentação saudável, através de conscientização de práticas agrícolas na construção da horta escolar, tem caráter interdisciplinar já que é desenvolvido por acadêmicas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Agronomia. A horta escolar é um recurso educacional de grande valor, pois possibilita a interligação entre o conhecimento científico e a realidade vivida pelos estudantes. Nas escolas localizadas na área rural, a horta assume um papel ainda mais significativo. Através da horta, é possível integrar o currículo escolar às práticas agrícolas tradicionais da comunidade, valorizando o saber local e fortalecendo a identidade cultural dos estudantes. Dessa forma, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Gonzales, localizada na Picada do Padre, primeiro distrito de São Francisco de Assis é a instituição onde o projeto acontece e onde está sendo possível integrar o currículo escolar às práticas agrícolas tradicionais da comunidade, valorizando o saber local e fortalecendo a identidade cultural dos estudantes. Esse tipo de abordagem pedagógica também contribui para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre questões ambientais e sociais que afetam a vida no campo. Através dessa dinâmica é possível despertar o interesse de todos os integrantes do projeto e uma sensibilização do mesmo através de discussões ampliadas ao tema. O projeto envolve a participação de vinte e cinco estudantes dos anos Finais do Ensino Fundamental e para uma melhor organização foram divididos em pequenos grupos. Para o desenvolvimento do projeto a metodologia, baseada na Pedagogia de Projetos, foi dividida em três etapas: sensibilização/contextualização, desenvolvimento e aplicação através de atividades práticas como a construção de canteiros, manutenção da horta, realizadas quinzenalmente e registradas pelos estudantes em um diário de aprendizagem por cada grupo.

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