Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

MATEMÁTICA INTERATIVA COM KAHOOT: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120700
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 415
    "inscrito_id" => 951
    "titulo" => "MATEMÁTICA INTERATIVA COM KAHOOT: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este texto relata a experiência de um projeto desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador do curso de Licenciatura em Matemática da URI – campus Santo Ângelo/RS, vinculado ao Programa Professor do Amanhã e ao PIBID. A ação envolveu duas acadêmicas, o professor da disciplina, a coordenação e a supervisora do PIBID, além de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino. Esta ação foi realizada no segundo semestre de 2024, entre os meses de outubro e dezembro. A iniciativa partiu da observação, do diagnóstico e do diálogo com a professora supervisora, que também é regente da turma, sobre suas demandas que incluíam a necessidade de tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e interativas. Diante dessas necessidades, utilizou-se o Kahoot como estratégia pedagógica, a qual possibilita a personalização das atividades e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos dos alunos. Essa plataforma digital interativa viabiliza a criação de quizzes educativos, promovendo um ambiente que estimula a participação ativa dos estudantes. A metodologia adotada incluiu etapas de planejamento, criação e aplicação de quizzes interativos na plataforma Kahoot e a avaliação da ação realizada referente ao uso desta ferramenta na participação e no desempenho dos alunos. Os jogos educativos elaborados abordaram os conceitos matemáticos de perímetro, área e volume de forma dinâmica e interativa, incentivando a colaboração e a competição saudável entre os estudantes. Os resultados obtidos evidenciam que o uso do Kahoot promove o engajamento e possibilita a compreensão dos conceitos matemáticos, desde que sua aplicação seja realizada de forma equilibrada e planejada. Conclui-se, pelo feedback dos alunos, que a tecnologia, quando utilizada de forma estratégica, pode ser uma valiosa aliada no ensino da matemática, tornando-o mais dinâmico e interativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID951_TB415_27022025173309.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANY SOARES MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "ARIANY"
    "autor_email" => "arianysmachado@aluno.santoangelo.uri.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES (URI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120700
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 415
    "inscrito_id" => 951
    "titulo" => "MATEMÁTICA INTERATIVA COM KAHOOT: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este texto relata a experiência de um projeto desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador do curso de Licenciatura em Matemática da URI – campus Santo Ângelo/RS, vinculado ao Programa Professor do Amanhã e ao PIBID. A ação envolveu duas acadêmicas, o professor da disciplina, a coordenação e a supervisora do PIBID, além de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino. Esta ação foi realizada no segundo semestre de 2024, entre os meses de outubro e dezembro. A iniciativa partiu da observação, do diagnóstico e do diálogo com a professora supervisora, que também é regente da turma, sobre suas demandas que incluíam a necessidade de tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e interativas. Diante dessas necessidades, utilizou-se o Kahoot como estratégia pedagógica, a qual possibilita a personalização das atividades e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos dos alunos. Essa plataforma digital interativa viabiliza a criação de quizzes educativos, promovendo um ambiente que estimula a participação ativa dos estudantes. A metodologia adotada incluiu etapas de planejamento, criação e aplicação de quizzes interativos na plataforma Kahoot e a avaliação da ação realizada referente ao uso desta ferramenta na participação e no desempenho dos alunos. Os jogos educativos elaborados abordaram os conceitos matemáticos de perímetro, área e volume de forma dinâmica e interativa, incentivando a colaboração e a competição saudável entre os estudantes. Os resultados obtidos evidenciam que o uso do Kahoot promove o engajamento e possibilita a compreensão dos conceitos matemáticos, desde que sua aplicação seja realizada de forma equilibrada e planejada. Conclui-se, pelo feedback dos alunos, que a tecnologia, quando utilizada de forma estratégica, pode ser uma valiosa aliada no ensino da matemática, tornando-o mais dinâmico e interativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID951_TB415_27022025173309.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANY SOARES MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "ARIANY"
    "autor_email" => "arianysmachado@aluno.santoangelo.uri.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES (URI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este texto relata a experiência de um projeto desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador do curso de Licenciatura em Matemática da URI – campus Santo Ângelo/RS, vinculado ao Programa Professor do Amanhã e ao PIBID. A ação envolveu duas acadêmicas, o professor da disciplina, a coordenação e a supervisora do PIBID, além de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino. Esta ação foi realizada no segundo semestre de 2024, entre os meses de outubro e dezembro. A iniciativa partiu da observação, do diagnóstico e do diálogo com a professora supervisora, que também é regente da turma, sobre suas demandas que incluíam a necessidade de tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e interativas. Diante dessas necessidades, utilizou-se o Kahoot como estratégia pedagógica, a qual possibilita a personalização das atividades e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos dos alunos. Essa plataforma digital interativa viabiliza a criação de quizzes educativos, promovendo um ambiente que estimula a participação ativa dos estudantes. A metodologia adotada incluiu etapas de planejamento, criação e aplicação de quizzes interativos na plataforma Kahoot e a avaliação da ação realizada referente ao uso desta ferramenta na participação e no desempenho dos alunos. Os jogos educativos elaborados abordaram os conceitos matemáticos de perímetro, área e volume de forma dinâmica e interativa, incentivando a colaboração e a competição saudável entre os estudantes. Os resultados obtidos evidenciam que o uso do Kahoot promove o engajamento e possibilita a compreensão dos conceitos matemáticos, desde que sua aplicação seja realizada de forma equilibrada e planejada. Conclui-se, pelo feedback dos alunos, que a tecnologia, quando utilizada de forma estratégica, pode ser uma valiosa aliada no ensino da matemática, tornando-o mais dinâmico e interativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.