Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

TAXONOMIA DE BLOOM E IA NA EDUCAÇÃO: DO PENSAMENTO COGNITIVO À CONSTRUÇÃO CRIATIVA DO CONHECIMENTO

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A presente comunicação aborda a relação entre inteligência aumentada para a aprendizagem e a taxonomia de bloom, enfatizando a necessidade de que os docentes compreendam os diferentes níveis de aprendizagem dos alunos para planejar estratégias pedagógicas alinhadas ao desenvolvimento cognitivo. A pesquisa parte da pergunta investigativa: Como, à luz da taxonomia de bloom, os docentes podem, com o uso de IA, potencializar a aprendizagem dos alunos no ensino fundamental?. Os objetivos centram-se em promover o trabalho colaborativo, fomentar o pensamento metacognitivo e estimular a criatividade como resultado de processos estruturados de resolução de problemas. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, realizada com a ajuda do grupo de pesquisa de uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul, do qual participam docentes de uma rede de ensino de escolas comunitárias. O estudo propôs a apropriação dos conceitos da taxonomia de bloom, levando os professores a refletirem sobre os diferentes níveis cognitivos e planejarem sequências didáticas com o suporte da inteligência artificial generativa. As aulas foram elaboradas com intencionalidade pedagógica clara, respeitando a progressão dos verbos de comando da taxonomia de bloom, de modo a garantir que os alunos compreendessem os conteúdos, aplicassem, analisassem, avaliassem e criassem novas construções de conhecimento. Os resultados demonstram que o uso da IA na aprendizagem, quando orientado por um planejamento estruturado e intencional, fortalece a autonomia dos alunos e amplia as possibilidades de ensino para os docentes. Além disso, a experiência reforçou a importância do professor como mediador ativo, capaz de integrar as potencialidades da tecnologia a estratégias cognitivamente desafiadoras, consolidando a aprendizagem como um processo significativo, reflexivo e inovador.

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