EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MOVIMENTO EM ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 2024
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120426 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 56 "titulo" => "EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MOVIMENTO EM ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 2024" "resumo" => "A alfabetização científica vem ao longo do tempo contribuindo para as várias áreas do ensino, e no Ensino de Física não é diferente. No início do ano letivo de 2024 estudantes da 1ª série do Ensino Médio responderam um questionário diagnóstico para sondagem do conhecimento prévio deles sobre alguns conceitos estudados em física. Dentre as perguntas, a que pedia para caracterizar movimento foi a que os estudantes apresentaram maior dificuldade em responder. A partir disso, nas aulas de física a alfabetização científica foi implementada como prática pedagógica para a construção do conceito de movimento. Ao longo das avaliações durante o ano letivo de 2024, os estudantes tiveram mais oportunidades de discorrer sobre este conceito, e foi analisado que a intervenção da AC, contribuiu para a evolução científica do conceito de movimento nestes estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID56_TB36_10032025205356.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVANA COELHO PENEDO" "autor_nome_curto" => "GILVANA PENEDO" "autor_email" => "gilvana.penedo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120426 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 56 "titulo" => "EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MOVIMENTO EM ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 2024" "resumo" => "A alfabetização científica vem ao longo do tempo contribuindo para as várias áreas do ensino, e no Ensino de Física não é diferente. No início do ano letivo de 2024 estudantes da 1ª série do Ensino Médio responderam um questionário diagnóstico para sondagem do conhecimento prévio deles sobre alguns conceitos estudados em física. Dentre as perguntas, a que pedia para caracterizar movimento foi a que os estudantes apresentaram maior dificuldade em responder. A partir disso, nas aulas de física a alfabetização científica foi implementada como prática pedagógica para a construção do conceito de movimento. Ao longo das avaliações durante o ano letivo de 2024, os estudantes tiveram mais oportunidades de discorrer sobre este conceito, e foi analisado que a intervenção da AC, contribuiu para a evolução científica do conceito de movimento nestes estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID56_TB36_10032025205356.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVANA COELHO PENEDO" "autor_nome_curto" => "GILVANA PENEDO" "autor_email" => "gilvana.penedo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }