Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

O ENSINO DA CIDADE NAS AULAS DE GEOGRAFIA POR MEIO DO JOGO GEOGUESSR.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120415
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 324
    "titulo" => "O ENSINO DA CIDADE NAS AULAS DE GEOGRAFIA POR MEIO DO JOGO GEOGUESSR."
    "resumo" => "Este estudo tem como proposta discutir o uso do jogo Geoguessr nas aulas de Geografia para tratar conteúdos relacionados ao espaço urbano. Embora já existam trabalhos que abordam as contribuições do Geoguessr nas aulas de Geografia, busca-se aqui trazer um foco para o ensino da cidade e como este pode ser trabalhado em sala de aula. Lançado em 2013 por Arton Wallen, o jogo utiliza imagens do Street View do Google, e os jogadores devem se basear no que observam na paisagem, como vestimentas das pessoas, clima, carros, placas e vegetação, para se localizarem e darem palpites o mais próximo possível da localização fornecida pelo jogo. Na plataforma, há diversos modos de jogo, como jogador único, dois jogadores e Battle Royale (até que reste apenas um jogador). Para o ensino, destaca-se o modo “Quiz", onde o professor pode escolher previamente as localizações e, assim, trabalhar diversos pontos das cidades em que os estudantes estão inseridos, explorando a cidade e percebendo suas contradições. No presente trabalho, serão abordados oito pontos na cidade de Fortaleza através do jogo, percebendo as divergências do espaço urbano de forma lúdica, baseado nas funções da cidade trabalhadas por Meirelles, quais sejam: habitação, mobilidade, lazer e trabalho. Portanto, visa-se propor possibilidades pedagógicas a partir do jogo Geoguessr para o estudo da cidade de Fortaleza com o intuito de contribuir para uma abordagem crítica, problematizadora e reflexiva no ensino de Geografia escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID324_TB20_10032025192928.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS DO NASCIMENTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "luquinas.nascimento@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120415
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 324
    "titulo" => "O ENSINO DA CIDADE NAS AULAS DE GEOGRAFIA POR MEIO DO JOGO GEOGUESSR."
    "resumo" => "Este estudo tem como proposta discutir o uso do jogo Geoguessr nas aulas de Geografia para tratar conteúdos relacionados ao espaço urbano. Embora já existam trabalhos que abordam as contribuições do Geoguessr nas aulas de Geografia, busca-se aqui trazer um foco para o ensino da cidade e como este pode ser trabalhado em sala de aula. Lançado em 2013 por Arton Wallen, o jogo utiliza imagens do Street View do Google, e os jogadores devem se basear no que observam na paisagem, como vestimentas das pessoas, clima, carros, placas e vegetação, para se localizarem e darem palpites o mais próximo possível da localização fornecida pelo jogo. Na plataforma, há diversos modos de jogo, como jogador único, dois jogadores e Battle Royale (até que reste apenas um jogador). Para o ensino, destaca-se o modo “Quiz", onde o professor pode escolher previamente as localizações e, assim, trabalhar diversos pontos das cidades em que os estudantes estão inseridos, explorando a cidade e percebendo suas contradições. No presente trabalho, serão abordados oito pontos na cidade de Fortaleza através do jogo, percebendo as divergências do espaço urbano de forma lúdica, baseado nas funções da cidade trabalhadas por Meirelles, quais sejam: habitação, mobilidade, lazer e trabalho. Portanto, visa-se propor possibilidades pedagógicas a partir do jogo Geoguessr para o estudo da cidade de Fortaleza com o intuito de contribuir para uma abordagem crítica, problematizadora e reflexiva no ensino de Geografia escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID324_TB20_10032025192928.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS DO NASCIMENTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "luquinas.nascimento@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este estudo tem como proposta discutir o uso do jogo Geoguessr nas aulas de Geografia para tratar conteúdos relacionados ao espaço urbano. Embora já existam trabalhos que abordam as contribuições do Geoguessr nas aulas de Geografia, busca-se aqui trazer um foco para o ensino da cidade e como este pode ser trabalhado em sala de aula. Lançado em 2013 por Arton Wallen, o jogo utiliza imagens do Street View do Google, e os jogadores devem se basear no que observam na paisagem, como vestimentas das pessoas, clima, carros, placas e vegetação, para se localizarem e darem palpites o mais próximo possível da localização fornecida pelo jogo. Na plataforma, há diversos modos de jogo, como jogador único, dois jogadores e Battle Royale (até que reste apenas um jogador). Para o ensino, destaca-se o modo “Quiz", onde o professor pode escolher previamente as localizações e, assim, trabalhar diversos pontos das cidades em que os estudantes estão inseridos, explorando a cidade e percebendo suas contradições. No presente trabalho, serão abordados oito pontos na cidade de Fortaleza através do jogo, percebendo as divergências do espaço urbano de forma lúdica, baseado nas funções da cidade trabalhadas por Meirelles, quais sejam: habitação, mobilidade, lazer e trabalho. Portanto, visa-se propor possibilidades pedagógicas a partir do jogo Geoguessr para o estudo da cidade de Fortaleza com o intuito de contribuir para uma abordagem crítica, problematizadora e reflexiva no ensino de Geografia escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.