A RELEVÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120561 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 221 "inscrito_id" => 831 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG" "resumo" => "O artigo apresenta a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação do pedagogo/a enquanto ferramenta potente capaz de proporcionar a vivência do magistério, envolvendo estudantes de todos os semestres do curso de licenciatura em Pedagogia. O PIBID, se destaca oferecendo a consolidação dos conhecimentos adquiridos no curso, ao integrar a experiência prática e teórica a partir da possibilidade de imersão no espaço escolar. Desse modo, o objetivo deste artigo é apresentar a potência do PIBID na formação do pedagogo/a do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e suas contribuições para o fazer docente. Para tanto, será apresentado a proposta de dois subprojetos, o Alfabetização e Interdisciplinar Educação Física e Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico a partir da análise documental dos textos dos subprojetos. A sociedade está em constante transformação, sendo necessário que estejamos em constante reflexão e pesquisa, a fim de aprimorar o nosso fazer docente. Desta maneira, o PIBID oferece aos estudantes a oportunidade de qualificação, integrando a prática e teoria, com vivências e trocas no ambiente escolar, nos tornando aptos a trabalhar em grupos diversos, organizando e construindo planejamentos aliados com a pesquisa por meio de ações formativas integrando a escola e universidade. A partir da análise dos subprojetos compreendemos que seus objetivos conectam a teoria à prática, oferecendo aos futuros professores a oportunidade de desenvolver ações pedagógicas criativas no Ensino Fundamental I, que contribuam para uma aprendizagem mais significativa. Por fim, fazer parte do PIBID impacta a formação inicial dos pedagogos/as, tornando-nos capazes de enfrentar as dificuldades e diferentes realidades presentes no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID831_TB221_10032025095322.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAUANY ALVES MENDES" "autor_nome_curto" => "KAUANY" "autor_email" => "kauanyalvesmendes09@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120561 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 221 "inscrito_id" => 831 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG" "resumo" => "O artigo apresenta a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação do pedagogo/a enquanto ferramenta potente capaz de proporcionar a vivência do magistério, envolvendo estudantes de todos os semestres do curso de licenciatura em Pedagogia. O PIBID, se destaca oferecendo a consolidação dos conhecimentos adquiridos no curso, ao integrar a experiência prática e teórica a partir da possibilidade de imersão no espaço escolar. Desse modo, o objetivo deste artigo é apresentar a potência do PIBID na formação do pedagogo/a do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e suas contribuições para o fazer docente. Para tanto, será apresentado a proposta de dois subprojetos, o Alfabetização e Interdisciplinar Educação Física e Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico a partir da análise documental dos textos dos subprojetos. A sociedade está em constante transformação, sendo necessário que estejamos em constante reflexão e pesquisa, a fim de aprimorar o nosso fazer docente. Desta maneira, o PIBID oferece aos estudantes a oportunidade de qualificação, integrando a prática e teoria, com vivências e trocas no ambiente escolar, nos tornando aptos a trabalhar em grupos diversos, organizando e construindo planejamentos aliados com a pesquisa por meio de ações formativas integrando a escola e universidade. A partir da análise dos subprojetos compreendemos que seus objetivos conectam a teoria à prática, oferecendo aos futuros professores a oportunidade de desenvolver ações pedagógicas criativas no Ensino Fundamental I, que contribuam para uma aprendizagem mais significativa. Por fim, fazer parte do PIBID impacta a formação inicial dos pedagogos/as, tornando-nos capazes de enfrentar as dificuldades e diferentes realidades presentes no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID831_TB221_10032025095322.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAUANY ALVES MENDES" "autor_nome_curto" => "KAUANY" "autor_email" => "kauanyalvesmendes09@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }