AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PIBIDIANA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120531 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 183 "inscrito_id" => 595 "titulo" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PIBIDIANA" "resumo" => "A formação inicial docente é um processo que envolve o desenvolvimento de competências pedagógicas essenciais para a prática em sala de aula, sendo os estágios e projetos de ensino, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), fundamentais para integrar teoria e prática. O presente trabalho, realizado no subprojeto Pibid do Curso de Pedagogia de uma universidade pública estadual paranaense, tem como objetivo analisar o papel da avaliação diagnóstica no processo de alfabetização. O estudo foi desenvolvido com base na observação das práticas pedagógicas durante o Pibid, com ênfase nas atividades de alfabetização de uma turma do 1º ano do ensino fundamental. Para tanto foi utilizada a pesquisa bibliográfica que incluiu a análise de pesquisas e abordagens sobre avaliação diagnóstica no processo de ensino-aprendizagem da alfabetização, citando autores como Cagliari (1999), Hoffmann (2015), Lobo e Brito (2022), Soares (2013, 2020). A avaliação diagnóstica foi identificada como uma ferramenta essencial para o entendimento do nível de desenvolvimento dos alunos, permitindo que os professores ajustassem suas estratégias pedagógicas de acordo com as necessidades individuais. A análise das avaliações diagnósticas demonstrou que são fundamentais não apenas para monitorar o progresso dos alunos, mas também para orientar o planejamento pedagógico, promover intervenções adequadas e enriquecer a prática docente. Os principais resultados indicam que a avaliação diagnóstica contribui significativamente para o processo de alfabetização, ao permitir um acompanhamento contínuo das dificuldades dos alunos e possibilitar uma intervenção pedagógica mais eficaz, tornando-se um componente central na formação inicial de professores e na prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID595_TB183_30032025204315.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEHANA BORGES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LEHANA" "autor_email" => "lehanasantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120531 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 183 "inscrito_id" => 595 "titulo" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PIBIDIANA" "resumo" => "A formação inicial docente é um processo que envolve o desenvolvimento de competências pedagógicas essenciais para a prática em sala de aula, sendo os estágios e projetos de ensino, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), fundamentais para integrar teoria e prática. O presente trabalho, realizado no subprojeto Pibid do Curso de Pedagogia de uma universidade pública estadual paranaense, tem como objetivo analisar o papel da avaliação diagnóstica no processo de alfabetização. O estudo foi desenvolvido com base na observação das práticas pedagógicas durante o Pibid, com ênfase nas atividades de alfabetização de uma turma do 1º ano do ensino fundamental. Para tanto foi utilizada a pesquisa bibliográfica que incluiu a análise de pesquisas e abordagens sobre avaliação diagnóstica no processo de ensino-aprendizagem da alfabetização, citando autores como Cagliari (1999), Hoffmann (2015), Lobo e Brito (2022), Soares (2013, 2020). A avaliação diagnóstica foi identificada como uma ferramenta essencial para o entendimento do nível de desenvolvimento dos alunos, permitindo que os professores ajustassem suas estratégias pedagógicas de acordo com as necessidades individuais. A análise das avaliações diagnósticas demonstrou que são fundamentais não apenas para monitorar o progresso dos alunos, mas também para orientar o planejamento pedagógico, promover intervenções adequadas e enriquecer a prática docente. Os principais resultados indicam que a avaliação diagnóstica contribui significativamente para o processo de alfabetização, ao permitir um acompanhamento contínuo das dificuldades dos alunos e possibilitar uma intervenção pedagógica mais eficaz, tornando-se um componente central na formação inicial de professores e na prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID595_TB183_30032025204315.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEHANA BORGES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LEHANA" "autor_email" => "lehanasantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }