O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LETRAS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120541 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 196 "inscrito_id" => 536 "titulo" => "O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LETRAS" "resumo" => "O Estágio Curricular Supervisionado, componente obrigatório na formação de professores em cursos de licenciatura, proporciona um elo entre o currículo acadêmico e o ambiente profissional de futuros docentes (Brasil, 2024). Essa inserção do estudante-estagiário no contexto da sala de aula amplia seu repertório formativo em busca de atividades práticas que sejam críticas, reflexivas, éticas e políticas. Com essa perspectiva, a formação inicial de professores de línguas requer um percurso formativo visando uma educação linguística crítica (Bronckart, 2015). Desse modo, sustentada no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006; 2008; Machado, 2007), esta comunicação tem como objetivo refletir sobre o papel do estágio supervisionado na formação inicial de licenciandos do curso de Letras. Para tanto, organizou-se uma sessão formativa, gravada em áudio e transcrita, realizada com onze estudantes-estagiários matriculados na disciplina “Reflexões sobre a Atuação no Espaço Escolar II – Ensino de Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado II”, do curso de Letras da UFJF, em que estes puderam conversar a partir de uma entrevista dialógica com alguns tópicos considerados relevantes para o estudo. A análise, iluminada pelo debate interpretativo (Bronckart, 2013) e pelas discussões sobre a formação inicial docente (Nóvoa, 2017), revela a importância do estágio para o desenvolvimento profissional, como um potencial formativo no curso de licenciatura, destacando a relevância, como também os desafios, das vivências na realidade escolar. Os dados indicam que os estudantes-estagiários valorizam a atuação das professoras supervisoras ao destacarem a perspectiva discursiva observada na prática, como também um trabalho didático visando o domínio do linguístico sem as amarras do aplicacionismo (Bronckart, 2010). Além disso, denunciam a falta de mais oportunidades de atuação prática no cotidiano escolar, contudo anunciam que a inserção dos estagiários nas instituições proporciona empoderamento dos atores envolvidos, responsabilidade enunciativa e reflexão crítica sobre a docência como trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID536_TB196_06032025223151.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIANE SOUSA LADEIRA AIRES" "autor_nome_curto" => "FRANCIANE" "autor_email" => "francianeladeira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120541 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 196 "inscrito_id" => 536 "titulo" => "O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LETRAS" "resumo" => "O Estágio Curricular Supervisionado, componente obrigatório na formação de professores em cursos de licenciatura, proporciona um elo entre o currículo acadêmico e o ambiente profissional de futuros docentes (Brasil, 2024). Essa inserção do estudante-estagiário no contexto da sala de aula amplia seu repertório formativo em busca de atividades práticas que sejam críticas, reflexivas, éticas e políticas. Com essa perspectiva, a formação inicial de professores de línguas requer um percurso formativo visando uma educação linguística crítica (Bronckart, 2015). Desse modo, sustentada no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006; 2008; Machado, 2007), esta comunicação tem como objetivo refletir sobre o papel do estágio supervisionado na formação inicial de licenciandos do curso de Letras. Para tanto, organizou-se uma sessão formativa, gravada em áudio e transcrita, realizada com onze estudantes-estagiários matriculados na disciplina “Reflexões sobre a Atuação no Espaço Escolar II – Ensino de Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado II”, do curso de Letras da UFJF, em que estes puderam conversar a partir de uma entrevista dialógica com alguns tópicos considerados relevantes para o estudo. A análise, iluminada pelo debate interpretativo (Bronckart, 2013) e pelas discussões sobre a formação inicial docente (Nóvoa, 2017), revela a importância do estágio para o desenvolvimento profissional, como um potencial formativo no curso de licenciatura, destacando a relevância, como também os desafios, das vivências na realidade escolar. Os dados indicam que os estudantes-estagiários valorizam a atuação das professoras supervisoras ao destacarem a perspectiva discursiva observada na prática, como também um trabalho didático visando o domínio do linguístico sem as amarras do aplicacionismo (Bronckart, 2010). Além disso, denunciam a falta de mais oportunidades de atuação prática no cotidiano escolar, contudo anunciam que a inserção dos estagiários nas instituições proporciona empoderamento dos atores envolvidos, responsabilidade enunciativa e reflexão crítica sobre a docência como trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID536_TB196_06032025223151.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIANE SOUSA LADEIRA AIRES" "autor_nome_curto" => "FRANCIANE" "autor_email" => "francianeladeira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }