Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

EXPERIÊNCIAS NO PIBID: REFLEXÕES E APRENDIZADOS NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120530
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 899
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO PIBID: REFLEXÕES E APRENDIZADOS NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE FÍSICA"
    "resumo" => "O trabalho apresenta as experiências vivenciadas durante 18 meses de participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja e uma Escola Estadual localizada no município de São Borja/RS. O projeto começou com formações, palestras e reuniões de planejamento, seguidas pela inserção no ambiente escolar. Após diagnóstico inicial, foi identificado que os alunos do 1º e 2º anos do ensino médio enfrentavam dificuldades em conteúdos de Física, como cinemática, leis de Newton, energia e ótica geométrica. Assim, foram organizadas e implementadas aulas de reforço, utilizando metodologias ativas, laboratórios, biblioteca e outros recursos pedagógicos, tanto em horários regulares quanto no contraturno. As atividades buscaram não apenas sanar as dificuldades dos estudantes, mas também estimular o aprendizado e o interesse pela disciplina. O programa permitiu a observação de aulas regulares, trocas de experiências com colegas pibidianos e momentos de reflexão sobre práticas pedagógicas, promovendo o desenvolvimento de estratégias para lidar com os desafios da docência. Além disso, a integração com professores experientes contribuiu para a compreensão do papel do educador como mediador do conhecimento e formador de cidadãos críticos e reflexivos. O PIBID revelou-se uma oportunidade valiosa para conectar teoria e prática, ampliando a visão sobre a realidade escolar e fortalecendo as competências pedagógicas necessárias ao exercício docente. Conclui-se que a experiência não apenas enriqueceu a formação inicial, mas também consolidou a importância da colaboração entre escolas e instituições de ensino superior para a qualificação da educação pública e a formação de professores comprometidos com o ensino transformador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID899_TB182_06032025234925.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME MACHADO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME"
    "autor_email" => "guilherme.2022014650@aluno.iffar.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120530
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 899
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO PIBID: REFLEXÕES E APRENDIZADOS NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE FÍSICA"
    "resumo" => "O trabalho apresenta as experiências vivenciadas durante 18 meses de participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja e uma Escola Estadual localizada no município de São Borja/RS. O projeto começou com formações, palestras e reuniões de planejamento, seguidas pela inserção no ambiente escolar. Após diagnóstico inicial, foi identificado que os alunos do 1º e 2º anos do ensino médio enfrentavam dificuldades em conteúdos de Física, como cinemática, leis de Newton, energia e ótica geométrica. Assim, foram organizadas e implementadas aulas de reforço, utilizando metodologias ativas, laboratórios, biblioteca e outros recursos pedagógicos, tanto em horários regulares quanto no contraturno. As atividades buscaram não apenas sanar as dificuldades dos estudantes, mas também estimular o aprendizado e o interesse pela disciplina. O programa permitiu a observação de aulas regulares, trocas de experiências com colegas pibidianos e momentos de reflexão sobre práticas pedagógicas, promovendo o desenvolvimento de estratégias para lidar com os desafios da docência. Além disso, a integração com professores experientes contribuiu para a compreensão do papel do educador como mediador do conhecimento e formador de cidadãos críticos e reflexivos. O PIBID revelou-se uma oportunidade valiosa para conectar teoria e prática, ampliando a visão sobre a realidade escolar e fortalecendo as competências pedagógicas necessárias ao exercício docente. Conclui-se que a experiência não apenas enriqueceu a formação inicial, mas também consolidou a importância da colaboração entre escolas e instituições de ensino superior para a qualificação da educação pública e a formação de professores comprometidos com o ensino transformador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID899_TB182_06032025234925.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME MACHADO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME"
    "autor_email" => "guilherme.2022014650@aluno.iffar.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O trabalho apresenta as experiências vivenciadas durante 18 meses de participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja e uma Escola Estadual localizada no município de São Borja/RS. O projeto começou com formações, palestras e reuniões de planejamento, seguidas pela inserção no ambiente escolar. Após diagnóstico inicial, foi identificado que os alunos do 1º e 2º anos do ensino médio enfrentavam dificuldades em conteúdos de Física, como cinemática, leis de Newton, energia e ótica geométrica. Assim, foram organizadas e implementadas aulas de reforço, utilizando metodologias ativas, laboratórios, biblioteca e outros recursos pedagógicos, tanto em horários regulares quanto no contraturno. As atividades buscaram não apenas sanar as dificuldades dos estudantes, mas também estimular o aprendizado e o interesse pela disciplina. O programa permitiu a observação de aulas regulares, trocas de experiências com colegas pibidianos e momentos de reflexão sobre práticas pedagógicas, promovendo o desenvolvimento de estratégias para lidar com os desafios da docência. Além disso, a integração com professores experientes contribuiu para a compreensão do papel do educador como mediador do conhecimento e formador de cidadãos críticos e reflexivos. O PIBID revelou-se uma oportunidade valiosa para conectar teoria e prática, ampliando a visão sobre a realidade escolar e fortalecendo as competências pedagógicas necessárias ao exercício docente. Conclui-se que a experiência não apenas enriqueceu a formação inicial, mas também consolidou a importância da colaboração entre escolas e instituições de ensino superior para a qualificação da educação pública e a formação de professores comprometidos com o ensino transformador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.