EXPERIÊNCIAS NO PIBID: REFLEXÕES E APRENDIZADOS NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE FÍSICA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120530 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 182 "inscrito_id" => 899 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO PIBID: REFLEXÕES E APRENDIZADOS NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE FÍSICA" "resumo" => "O trabalho apresenta as experiências vivenciadas durante 18 meses de participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja e uma Escola Estadual localizada no município de São Borja/RS. O projeto começou com formações, palestras e reuniões de planejamento, seguidas pela inserção no ambiente escolar. Após diagnóstico inicial, foi identificado que os alunos do 1º e 2º anos do ensino médio enfrentavam dificuldades em conteúdos de Física, como cinemática, leis de Newton, energia e ótica geométrica. Assim, foram organizadas e implementadas aulas de reforço, utilizando metodologias ativas, laboratórios, biblioteca e outros recursos pedagógicos, tanto em horários regulares quanto no contraturno. As atividades buscaram não apenas sanar as dificuldades dos estudantes, mas também estimular o aprendizado e o interesse pela disciplina. O programa permitiu a observação de aulas regulares, trocas de experiências com colegas pibidianos e momentos de reflexão sobre práticas pedagógicas, promovendo o desenvolvimento de estratégias para lidar com os desafios da docência. Além disso, a integração com professores experientes contribuiu para a compreensão do papel do educador como mediador do conhecimento e formador de cidadãos críticos e reflexivos. O PIBID revelou-se uma oportunidade valiosa para conectar teoria e prática, ampliando a visão sobre a realidade escolar e fortalecendo as competências pedagógicas necessárias ao exercício docente. Conclui-se que a experiência não apenas enriqueceu a formação inicial, mas também consolidou a importância da colaboração entre escolas e instituições de ensino superior para a qualificação da educação pública e a formação de professores comprometidos com o ensino transformador." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID899_TB182_06032025234925.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME MACHADO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guilherme.2022014650@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120530 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 182 "inscrito_id" => 899 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO PIBID: REFLEXÕES E APRENDIZADOS NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE FÍSICA" "resumo" => "O trabalho apresenta as experiências vivenciadas durante 18 meses de participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja e uma Escola Estadual localizada no município de São Borja/RS. O projeto começou com formações, palestras e reuniões de planejamento, seguidas pela inserção no ambiente escolar. Após diagnóstico inicial, foi identificado que os alunos do 1º e 2º anos do ensino médio enfrentavam dificuldades em conteúdos de Física, como cinemática, leis de Newton, energia e ótica geométrica. Assim, foram organizadas e implementadas aulas de reforço, utilizando metodologias ativas, laboratórios, biblioteca e outros recursos pedagógicos, tanto em horários regulares quanto no contraturno. As atividades buscaram não apenas sanar as dificuldades dos estudantes, mas também estimular o aprendizado e o interesse pela disciplina. O programa permitiu a observação de aulas regulares, trocas de experiências com colegas pibidianos e momentos de reflexão sobre práticas pedagógicas, promovendo o desenvolvimento de estratégias para lidar com os desafios da docência. Além disso, a integração com professores experientes contribuiu para a compreensão do papel do educador como mediador do conhecimento e formador de cidadãos críticos e reflexivos. O PIBID revelou-se uma oportunidade valiosa para conectar teoria e prática, ampliando a visão sobre a realidade escolar e fortalecendo as competências pedagógicas necessárias ao exercício docente. Conclui-se que a experiência não apenas enriqueceu a formação inicial, mas também consolidou a importância da colaboração entre escolas e instituições de ensino superior para a qualificação da educação pública e a formação de professores comprometidos com o ensino transformador." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID899_TB182_06032025234925.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME MACHADO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guilherme.2022014650@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }