Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ESTÁGIO EM ENSINO RELIGIOSO: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Em conformidade com a legislação brasileira, o Ensino Religioso (ER) deve ser não confessional, sem privilegiar nenhuma religião. A formação inicial para o ER se dá nos cursos de Licenciatura em Ciências da Religião (CR). No entanto, o indicador de adequação da formação docente do censo escolar de 2023, revela que 72,1% dos docentes que atuam com ER no Brasil têm formação em outra área, ou seja, não possuem formação específica para o ER. Esta pesquisa objetiva relatar as experiências de licenciandas/os do Curso de CR/FURB, destacando os impactos significativos e aspectos inovadores na formação docente. O percurso formativo relatado tem por base o ER - Cecchetti (2016, 2019), Cecchetti e Pozzer (2014 e 2015), Riske-Koch e Oliveira (2019), dentre outros, em interface à formação docente. A metodologia utilizada é o relato de experiência (Fortunato, 2018), a partir do Estágio em ER IV desenvolvido juntamente com o projeto de pesquisa da UNIPLAC e FURB, com apoio da FAPESC. No decorrer do estágio, as licenciandas realizaram: a) análise crítica de Roteiros de Aprendizagem de ER, elaborados e aplicados pelas/os licenciandas/os do Curso CR das turmas Blumenau e Jaraguá do Sul; b) curadoria de materiais didáticos para o ER; c) produção de material videográfico sobre os planos de aula em consonância com a BNCC e o Currículo Base do Território Catarinense. O instrumento de geração de dados é um roteiro de leitura de planos de aula contidos nos relatórios de estágio. Entre os aspectos significativos, destacam-se: a colaboração entre as estagiárias e as orientadoras e a produção do material videográfico, que se evidenciou como uma estratégia inovadora. A experiência deste estágio reforça a importância da formação docente e da reflexão crítica sobre práticas educativas, com compromisso com a promoção e respeito à diversidade religiosa.

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