PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120503 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 804 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "RESUMO Este relato de experiência tem por objetivo mostrar a percepção de algumas práticas pedagógicas de leitura literária realizadas dentro do Projeto de Residência Pedagógica-“Alfabetização”, realizado pela UFPR em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Curitiba no Estado do Paraná nos anos finais do Ensino Fundamental I, no período 2022-2024. Assim, busca-se apontar para possibilidades de fomentar nos estudantes sua apreciação pela leitura, auxiliando-os, na recomposição das aprendizagens nesta importante etapa da Educação Básica tendo em vista que estes enfrentaram um distanciamento do ambiente escolar em decorrência da pandemia causada pelo vírus Covid 19 (2020-2021) enquanto estavam no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. Entende-se, que o letramento literário pode auxiliar na recomposição das aprendizagens destes estudantes, articulando literatura e processo de consolidação da alfabetização e do letramento. Como aporte teórico buscou-se embasamento em Cosson (2019, 2020,2021) que discute os conceitos de práticas de letramento e leitura literária e, o direito de aprender, de Colello (2021) que defende a alfabetização como um direito de todas as crianças. Os resultados obtidos enfatizam a necessidade de um trabalho sistematizado com práticas de leitura literária para despertar o prazer de ler, para trabalhar, por um lado, o valor da literatura na formação de indivíduos críticos, participativos e desenvolvidos em sua plenitude, sua familiarização com a leitura literária e, por outro, garantir o aprendizado sistematizado da leitura e da escrita ao longo do ano. Destaca-se ainda, a prática de círculos de leitura, iniciativa também experimentada como uma interessante estratégia para formação do leitor literário na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID804_TB147_07032025145114.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINA KIVIATKOSKI DE PAULA" "autor_nome_curto" => "KARINA" "autor_email" => "kapaulapmc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120503 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 804 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "RESUMO Este relato de experiência tem por objetivo mostrar a percepção de algumas práticas pedagógicas de leitura literária realizadas dentro do Projeto de Residência Pedagógica-“Alfabetização”, realizado pela UFPR em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Curitiba no Estado do Paraná nos anos finais do Ensino Fundamental I, no período 2022-2024. Assim, busca-se apontar para possibilidades de fomentar nos estudantes sua apreciação pela leitura, auxiliando-os, na recomposição das aprendizagens nesta importante etapa da Educação Básica tendo em vista que estes enfrentaram um distanciamento do ambiente escolar em decorrência da pandemia causada pelo vírus Covid 19 (2020-2021) enquanto estavam no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. Entende-se, que o letramento literário pode auxiliar na recomposição das aprendizagens destes estudantes, articulando literatura e processo de consolidação da alfabetização e do letramento. Como aporte teórico buscou-se embasamento em Cosson (2019, 2020,2021) que discute os conceitos de práticas de letramento e leitura literária e, o direito de aprender, de Colello (2021) que defende a alfabetização como um direito de todas as crianças. Os resultados obtidos enfatizam a necessidade de um trabalho sistematizado com práticas de leitura literária para despertar o prazer de ler, para trabalhar, por um lado, o valor da literatura na formação de indivíduos críticos, participativos e desenvolvidos em sua plenitude, sua familiarização com a leitura literária e, por outro, garantir o aprendizado sistematizado da leitura e da escrita ao longo do ano. Destaca-se ainda, a prática de círculos de leitura, iniciativa também experimentada como uma interessante estratégia para formação do leitor literário na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID804_TB147_07032025145114.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINA KIVIATKOSKI DE PAULA" "autor_nome_curto" => "KARINA" "autor_email" => "kapaulapmc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }