Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 01: Alfabetização e letramentos.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120503
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 147
    "inscrito_id" => 804
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "RESUMO Este relato de experiência tem por objetivo mostrar a percepção de algumas práticas pedagógicas de leitura literária realizadas dentro do Projeto de Residência Pedagógica-“Alfabetização”, realizado pela UFPR em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Curitiba no Estado do Paraná nos anos finais do Ensino Fundamental I, no período 2022-2024. Assim, busca-se apontar para possibilidades de fomentar nos estudantes sua apreciação pela leitura, auxiliando-os, na recomposição das aprendizagens nesta importante etapa da Educação Básica tendo em vista que estes enfrentaram um distanciamento do ambiente escolar em decorrência da pandemia causada pelo vírus Covid 19 (2020-2021) enquanto estavam no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. Entende-se, que o letramento literário pode auxiliar na recomposição das aprendizagens destes estudantes, articulando literatura e processo de consolidação da alfabetização e do letramento. Como aporte teórico buscou-se embasamento em Cosson (2019, 2020,2021) que discute os conceitos de práticas de letramento e leitura literária e, o direito de aprender, de Colello (2021) que defende a alfabetização como um direito de todas as crianças. Os resultados obtidos enfatizam a necessidade de um trabalho sistematizado com práticas de leitura literária para despertar o prazer de ler, para trabalhar, por um lado, o valor da literatura na formação de indivíduos críticos, participativos e desenvolvidos em sua plenitude, sua familiarização com a leitura literária e, por outro, garantir o aprendizado sistematizado da leitura e da escrita ao longo do ano. Destaca-se ainda, a prática de círculos de leitura, iniciativa também experimentada como uma interessante estratégia para formação do leitor literário na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID804_TB147_07032025145114.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA KIVIATKOSKI DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "KARINA"
    "autor_email" => "kapaulapmc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120503
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 147
    "inscrito_id" => 804
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "RESUMO Este relato de experiência tem por objetivo mostrar a percepção de algumas práticas pedagógicas de leitura literária realizadas dentro do Projeto de Residência Pedagógica-“Alfabetização”, realizado pela UFPR em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Curitiba no Estado do Paraná nos anos finais do Ensino Fundamental I, no período 2022-2024. Assim, busca-se apontar para possibilidades de fomentar nos estudantes sua apreciação pela leitura, auxiliando-os, na recomposição das aprendizagens nesta importante etapa da Educação Básica tendo em vista que estes enfrentaram um distanciamento do ambiente escolar em decorrência da pandemia causada pelo vírus Covid 19 (2020-2021) enquanto estavam no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. Entende-se, que o letramento literário pode auxiliar na recomposição das aprendizagens destes estudantes, articulando literatura e processo de consolidação da alfabetização e do letramento. Como aporte teórico buscou-se embasamento em Cosson (2019, 2020,2021) que discute os conceitos de práticas de letramento e leitura literária e, o direito de aprender, de Colello (2021) que defende a alfabetização como um direito de todas as crianças. Os resultados obtidos enfatizam a necessidade de um trabalho sistematizado com práticas de leitura literária para despertar o prazer de ler, para trabalhar, por um lado, o valor da literatura na formação de indivíduos críticos, participativos e desenvolvidos em sua plenitude, sua familiarização com a leitura literária e, por outro, garantir o aprendizado sistematizado da leitura e da escrita ao longo do ano. Destaca-se ainda, a prática de círculos de leitura, iniciativa também experimentada como uma interessante estratégia para formação do leitor literário na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID804_TB147_07032025145114.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA KIVIATKOSKI DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "KARINA"
    "autor_email" => "kapaulapmc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

RESUMO Este relato de experiência tem por objetivo mostrar a percepção de algumas práticas pedagógicas de leitura literária realizadas dentro do Projeto de Residência Pedagógica-“Alfabetização”, realizado pela UFPR em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Curitiba no Estado do Paraná nos anos finais do Ensino Fundamental I, no período 2022-2024. Assim, busca-se apontar para possibilidades de fomentar nos estudantes sua apreciação pela leitura, auxiliando-os, na recomposição das aprendizagens nesta importante etapa da Educação Básica tendo em vista que estes enfrentaram um distanciamento do ambiente escolar em decorrência da pandemia causada pelo vírus Covid 19 (2020-2021) enquanto estavam no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. Entende-se, que o letramento literário pode auxiliar na recomposição das aprendizagens destes estudantes, articulando literatura e processo de consolidação da alfabetização e do letramento. Como aporte teórico buscou-se embasamento em Cosson (2019, 2020,2021) que discute os conceitos de práticas de letramento e leitura literária e, o direito de aprender, de Colello (2021) que defende a alfabetização como um direito de todas as crianças. Os resultados obtidos enfatizam a necessidade de um trabalho sistematizado com práticas de leitura literária para despertar o prazer de ler, para trabalhar, por um lado, o valor da literatura na formação de indivíduos críticos, participativos e desenvolvidos em sua plenitude, sua familiarização com a leitura literária e, por outro, garantir o aprendizado sistematizado da leitura e da escrita ao longo do ano. Destaca-se ainda, a prática de círculos de leitura, iniciativa também experimentada como uma interessante estratégia para formação do leitor literário na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.