SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120709 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 428 "inscrito_id" => 1135 "titulo" => "SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este artigo disserta sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de licenciandos, a atuação dos professores supervisores e o impacto na educação dos estudantes participantes. O PIBID visa fortalecer a relação dos licenciandos com o cotidiano escolar, proporcionando experiências práticas que os auxiliam a compreender a dinâmica da sala de aula. A partir disso, o objetivo do texto é apresentar o subprojeto Alfabetização, que integra o edital 14/2024, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Neste subprojeto, os licenciandos atuam junto a turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, promovendo práticas pedagógicas alinhadas ao contexto do letramento. O programa incentiva a docência compartilhada, o planejamento coletivo e a reflexão crítica sobre os processos de ensino-aprendizagem. As professoras supervisoras das escolas parceiras desempenham um papel fundamental ao orientar os licenciandos, trazendo novas abordagens, promovendo reuniões formativas e ampliando as possibilidades de ensino. O referencial teórico do trabalho baseia-se em estudos sobre a psicogênese da língua escrita, permitindo aos licenciandos compreenderem como ocorre a aquisição da leitura e da escrita pelas crianças. Além disso, o subprojeto incorpora pilares fundamentais para o ensino da alfabetização, como a leitura na sala de aula, o uso de jogos educativos e a aplicação de sequências didáticas, tornando o ensino mais dinâmico e significativo. Alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o PIBID Alfabetização busca garantir que todas as crianças atinjam a alfabetização até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Os resultados observados evidenciam que o PIBID não apenas qualifica a formação dos futuros docentes, mas também fortalece a prática pedagógica dos professores envolvidos, beneficiando diretamente o aprendizado. Dessa forma, defende-se a necessidade da permanência e ampliação do programa na universidade, dada sua importância na formação inicial e no fortalecimento da educação pública." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID1135_TB428_31032025220417.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTH VALLENTE MOREIRA" "autor_nome_curto" => "RUTH" "autor_email" => "ruthvallente01@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120709 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 428 "inscrito_id" => 1135 "titulo" => "SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este artigo disserta sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de licenciandos, a atuação dos professores supervisores e o impacto na educação dos estudantes participantes. O PIBID visa fortalecer a relação dos licenciandos com o cotidiano escolar, proporcionando experiências práticas que os auxiliam a compreender a dinâmica da sala de aula. A partir disso, o objetivo do texto é apresentar o subprojeto Alfabetização, que integra o edital 14/2024, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Neste subprojeto, os licenciandos atuam junto a turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, promovendo práticas pedagógicas alinhadas ao contexto do letramento. O programa incentiva a docência compartilhada, o planejamento coletivo e a reflexão crítica sobre os processos de ensino-aprendizagem. As professoras supervisoras das escolas parceiras desempenham um papel fundamental ao orientar os licenciandos, trazendo novas abordagens, promovendo reuniões formativas e ampliando as possibilidades de ensino. O referencial teórico do trabalho baseia-se em estudos sobre a psicogênese da língua escrita, permitindo aos licenciandos compreenderem como ocorre a aquisição da leitura e da escrita pelas crianças. Além disso, o subprojeto incorpora pilares fundamentais para o ensino da alfabetização, como a leitura na sala de aula, o uso de jogos educativos e a aplicação de sequências didáticas, tornando o ensino mais dinâmico e significativo. Alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o PIBID Alfabetização busca garantir que todas as crianças atinjam a alfabetização até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Os resultados observados evidenciam que o PIBID não apenas qualifica a formação dos futuros docentes, mas também fortalece a prática pedagógica dos professores envolvidos, beneficiando diretamente o aprendizado. Dessa forma, defende-se a necessidade da permanência e ampliação do programa na universidade, dada sua importância na formação inicial e no fortalecimento da educação pública." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID1135_TB428_31032025220417.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTH VALLENTE MOREIRA" "autor_nome_curto" => "RUTH" "autor_email" => "ruthvallente01@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }