Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este artigo disserta sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de licenciandos, a atuação dos professores supervisores e o impacto na educação dos estudantes participantes. O PIBID visa fortalecer a relação dos licenciandos com o cotidiano escolar, proporcionando experiências práticas que os auxiliam a compreender a dinâmica da sala de aula. A partir disso, o objetivo do texto é apresentar o subprojeto Alfabetização, que integra o edital 14/2024, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Neste subprojeto, os licenciandos atuam junto a turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, promovendo práticas pedagógicas alinhadas ao contexto do letramento. O programa incentiva a docência compartilhada, o planejamento coletivo e a reflexão crítica sobre os processos de ensino-aprendizagem. As professoras supervisoras das escolas parceiras desempenham um papel fundamental ao orientar os licenciandos, trazendo novas abordagens, promovendo reuniões formativas e ampliando as possibilidades de ensino. O referencial teórico do trabalho baseia-se em estudos sobre a psicogênese da língua escrita, permitindo aos licenciandos compreenderem como ocorre a aquisição da leitura e da escrita pelas crianças. Além disso, o subprojeto incorpora pilares fundamentais para o ensino da alfabetização, como a leitura na sala de aula, o uso de jogos educativos e a aplicação de sequências didáticas, tornando o ensino mais dinâmico e significativo. Alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o PIBID Alfabetização busca garantir que todas as crianças atinjam a alfabetização até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Os resultados observados evidenciam que o PIBID não apenas qualifica a formação dos futuros docentes, mas também fortalece a prática pedagógica dos professores envolvidos, beneficiando diretamente o aprendizado. Dessa forma, defende-se a necessidade da permanência e ampliação do programa na universidade, dada sua importância na formação inicial e no fortalecimento da educação pública.

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