JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA EM SALA DE AULA: LEITURA COMPARTILHADA DOS CONTOS “EM TERRA” E “PEDAÇOS”
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120439 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 417 "titulo" => "JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA EM SALA DE AULA: LEITURA COMPARTILHADA DOS CONTOS “EM TERRA” E “PEDAÇOS”" "resumo" => "Este trabalho apresenta a aplicação de uma sequência didática de literatura, com foco na obra Tramas de Meninos (2021), do escritor João Anzanello Carrascoza. Essa sequência foi desenvolvida por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com a turma do 8º ano B, na Escola Bento Munhoz da Rocha, localizada no município de Paranavaí-PR. A proposta utilizou práticas de leitura compartilhada e leitura programada ao longo de oito semanas, com base na Sequência Básica de Rildo Cosson (2016), visando aproximar os alunos da literatura contemporânea. Como estratégia de motivação, foi apresentada a música “Naquela Mesa”, de Sérgio Bittencourt, interpretada por Marina Aquino. Em seguida, introduziu-se o autor e a obra. Durante a sequência, as leituras foram mediadas considerando as antecipações dos alunos e promovendo reflexões e interpretações. As aulas foram planejadas previamente, com questões direcionadas para análise dos textos. Tramas de Meninos reúne contos interligados que exploram temas sensíveis. O conto “Em Terra” narra a história de uma mãe que enfrenta a perda trágica do filho, enquanto “Pedaços” revela o sofrimento de um pai diante da ausência do filho. Ao término da sequência, foi aplicado um formulário avaliativo que obteve resultados positivos. A experiência destacou a importância de trabalhar a literatura como forma de sensibilização, reflexão e compreensão dos sentimentos humanos, promovendo o contato com um universo literário rico e significativo. A discussão dos textos proporcionou debates sobre relacionamentos abusivos, cuidados na vida cotidiana e maneiras de lidar com adversidades, contribuindo para a formação crítica e emocional dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID417_TB55_09032025154029.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA DE CÁSSIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EMANUELA" "autor_email" => "manucassia941@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120439 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 417 "titulo" => "JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA EM SALA DE AULA: LEITURA COMPARTILHADA DOS CONTOS “EM TERRA” E “PEDAÇOS”" "resumo" => "Este trabalho apresenta a aplicação de uma sequência didática de literatura, com foco na obra Tramas de Meninos (2021), do escritor João Anzanello Carrascoza. Essa sequência foi desenvolvida por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com a turma do 8º ano B, na Escola Bento Munhoz da Rocha, localizada no município de Paranavaí-PR. A proposta utilizou práticas de leitura compartilhada e leitura programada ao longo de oito semanas, com base na Sequência Básica de Rildo Cosson (2016), visando aproximar os alunos da literatura contemporânea. Como estratégia de motivação, foi apresentada a música “Naquela Mesa”, de Sérgio Bittencourt, interpretada por Marina Aquino. Em seguida, introduziu-se o autor e a obra. Durante a sequência, as leituras foram mediadas considerando as antecipações dos alunos e promovendo reflexões e interpretações. As aulas foram planejadas previamente, com questões direcionadas para análise dos textos. Tramas de Meninos reúne contos interligados que exploram temas sensíveis. O conto “Em Terra” narra a história de uma mãe que enfrenta a perda trágica do filho, enquanto “Pedaços” revela o sofrimento de um pai diante da ausência do filho. Ao término da sequência, foi aplicado um formulário avaliativo que obteve resultados positivos. A experiência destacou a importância de trabalhar a literatura como forma de sensibilização, reflexão e compreensão dos sentimentos humanos, promovendo o contato com um universo literário rico e significativo. A discussão dos textos proporcionou debates sobre relacionamentos abusivos, cuidados na vida cotidiana e maneiras de lidar com adversidades, contribuindo para a formação crítica e emocional dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID417_TB55_09032025154029.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA DE CÁSSIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EMANUELA" "autor_email" => "manucassia941@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }