A IMPORTÂNCIA DA TUTORIA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: PERCEPÇÕES, OPINIÕES E LIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA SOB A PERSPECTIVA DE UM GRADUANDO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120677 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 384 "inscrito_id" => 723 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA TUTORIA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: PERCEPÇÕES, OPINIÕES E LIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA SOB A PERSPECTIVA DE UM GRADUANDO" "resumo" => "No contexto do ensino superior, estratégias que promovam a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem têm sido cada vez mais valorizadas. Dentre essas abordagens, a tutoria se destaca como uma alternativa eficaz para fortalecer o aprendizado e contribuir para a formação acadêmica e pedagógica dos envolvidos. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo relatar minha experiência como tutor na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular 2 (PECC 2), do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul ( IFFar SVS), a fim de evidenciar a relevância da tutoria no ensino superior, destacando os impactos positivos tanto para o tutor quanto para os alunos. Após ter cursado e sido reprovado anteriormente nessa disciplina, tive a oportunidade de refazê-la com uma nova turma de calouros, no entanto, devido ao meu avanço na graduação e às experiências adquiridas ao longo do curso, tendo como exemplo o estágio curricular supervisionado, fui convidado pela docente da disciplina a atuar como tutor, auxiliando os ingressantes no processo de aprendizagem. Esta tutoria ocorreu no primeiro semestre de 2024 e durante essa experiência, foi possível criar um ambiente de aprendizado colaborativo, incentivando a troca de saberes e contribuindo para o desenvolvimento de competências pedagógicas. Além disso, a tutoria proporcionou uma visão mais ampla sobre as dificuldades enfrentadas pelos calouros, favorecendo uma maior empatia e compreensão das necessidades dos estudantes no início da graduação. Ao longo do processo, percebi que essa prática não apenas reforçou meus próprios conhecimentos, mas também desempenhou um papel essencial na minha formação docente, preparando-me melhor para os desafios da educação. A partir dessas reflexões, considero que a tutoria é uma ferramenta valiosa para a construção de um ensino mais dinâmico, interativo e enriquecedor, beneficiando tanto aqueles que recebem o suporte quanto aqueles que o oferecem." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID723_TB384_10032025223019.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO MORAIS EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO" "autor_email" => "gustavo.2022012638@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120677 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 384 "inscrito_id" => 723 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA TUTORIA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: PERCEPÇÕES, OPINIÕES E LIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA SOB A PERSPECTIVA DE UM GRADUANDO" "resumo" => "No contexto do ensino superior, estratégias que promovam a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem têm sido cada vez mais valorizadas. Dentre essas abordagens, a tutoria se destaca como uma alternativa eficaz para fortalecer o aprendizado e contribuir para a formação acadêmica e pedagógica dos envolvidos. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo relatar minha experiência como tutor na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular 2 (PECC 2), do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul ( IFFar SVS), a fim de evidenciar a relevância da tutoria no ensino superior, destacando os impactos positivos tanto para o tutor quanto para os alunos. Após ter cursado e sido reprovado anteriormente nessa disciplina, tive a oportunidade de refazê-la com uma nova turma de calouros, no entanto, devido ao meu avanço na graduação e às experiências adquiridas ao longo do curso, tendo como exemplo o estágio curricular supervisionado, fui convidado pela docente da disciplina a atuar como tutor, auxiliando os ingressantes no processo de aprendizagem. Esta tutoria ocorreu no primeiro semestre de 2024 e durante essa experiência, foi possível criar um ambiente de aprendizado colaborativo, incentivando a troca de saberes e contribuindo para o desenvolvimento de competências pedagógicas. Além disso, a tutoria proporcionou uma visão mais ampla sobre as dificuldades enfrentadas pelos calouros, favorecendo uma maior empatia e compreensão das necessidades dos estudantes no início da graduação. Ao longo do processo, percebi que essa prática não apenas reforçou meus próprios conhecimentos, mas também desempenhou um papel essencial na minha formação docente, preparando-me melhor para os desafios da educação. A partir dessas reflexões, considero que a tutoria é uma ferramenta valiosa para a construção de um ensino mais dinâmico, interativo e enriquecedor, beneficiando tanto aqueles que recebem o suporte quanto aqueles que o oferecem." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID723_TB384_10032025223019.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO MORAIS EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO" "autor_email" => "gustavo.2022012638@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }