Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

TERRITÓRIOS EDUCACIONAIS/PIBID: PLURALIDADE, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA ANTICOLONIAL

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Os territórios educacionais são plurais e ricos em dinâmicas de inter-relações socioambientais, mas também carregam estigmas de opressão, silenciamento e homogeneização, sendo frequentemente reduzidos a uma caracterização local e socioeconômica do ambiente escolar. Assim, propomos a adoção de um olhar anticolonial dos territórios educacionais o qual implica expandir a compreensão sobre os sujeitos que os compõem. Com base nesta perspectiva, e considerando a pluralidade de atores nesses territórios, este estudo foca na formação inicial de professores – principais agentes de mudanças na escola – tendo como campo de pesquisa o projeto interdisciplinar de educação socioambiental na perspectiva anticolonial desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFPR. Portanto será apresentado um recorte da pesquisa voltado para a identidade de grupos e sua pluralidade constitutiva. Este estudo busca romper com visões simplistas sobre os territórios formativos, oferecendo um panorama sobre o perfil de futuras e futuros professores. Pretende-se desconstruir a noção falaciosa de igualdade que invisibiliza a riqueza e a beleza da diversidade de experiências e vivências. Para este recorte foi delimitado como proposta metodológica três instrumentos de coleta de dados: (1) questionário, abordando a multidimensionalidade do ser; (2) atividade de percepção visual, na qual os participantes realizaram um desenho de autorreconhecimento; (3) apresentação oral, momento em que os participantes se descreveram para o grupo com forma de reconhecimento coletivo. Como principais referenciais teóricos tem-se: Negô Bispo (2023; 2015) Krenak (2022), Rufino (2021) Hooks (2017; 2021), Adichei (2019). Os resultados demonstram a pluralidade de identidades e compreensões, tanto individuais, quando coletivas. No contexto formativo, a metodologia aplicada favoreceu um ambiente de acolhimento e reconhecimento, aspecto essencial para a constituição coletiva da formação docente. Além disso, essa compreensão mais aprofundada das identidades contribuiu para embasar escolhas mais alinhadas às necessidades e trajetórias dos futuros professores nos passos seguintes da formação.

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