TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO BRASIL: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E EVOLUÇÃO CURRICULAR
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120572 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 235 "inscrito_id" => 507 "titulo" => "TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO BRASIL: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E EVOLUÇÃO CURRICULAR" "resumo" => "A formação do professor de matemática no Brasil tem suas raízes em concepções econômicas e sociais presentes desde o período colonial. Esse contexto influenciou o papel do docente em sala de aula, tanto no que ensinava quanto na forma como ensinava. Este estudo resulta de uma pesquisa de doutorado realizada em uma Instituição de Ensino Superior pública e apresenta os principais momentos da constituição profissional do professor de matemática, com o objetivo de descrever aspectos da estruturação dos cursos de licenciatura nessa área sob a perspectiva da evolução das diretrizes legais do curso. A abordagem metodológica utilizada é quanti-qualitativa, fundamentada na análise de artigos que tratam da temática, documentos históricos, legislações e dados disponibilizados pelo Ministério da Educação. Os resultados apontam para uma relação estreita entre os aspectos sociais e o papel atribuído ao professor de matemática, o que se reflete na evolução curricular dos cursos. No entanto, essa evolução não se manifesta nos indicadores de avaliação educacional, como o Enade, cujos resultados permaneceram estáveis nos últimos anos. Além disso, ao considerarmos o número de concluintes, observa-se um crescimento na adesão aos cursos a distância em comparação à oferta presencial." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID507_TB235_18022025083945.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA CRISTINA MARTINI ROSTIROLA" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandra.rostirola@ifc.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120572 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 235 "inscrito_id" => 507 "titulo" => "TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO BRASIL: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E EVOLUÇÃO CURRICULAR" "resumo" => "A formação do professor de matemática no Brasil tem suas raízes em concepções econômicas e sociais presentes desde o período colonial. Esse contexto influenciou o papel do docente em sala de aula, tanto no que ensinava quanto na forma como ensinava. Este estudo resulta de uma pesquisa de doutorado realizada em uma Instituição de Ensino Superior pública e apresenta os principais momentos da constituição profissional do professor de matemática, com o objetivo de descrever aspectos da estruturação dos cursos de licenciatura nessa área sob a perspectiva da evolução das diretrizes legais do curso. A abordagem metodológica utilizada é quanti-qualitativa, fundamentada na análise de artigos que tratam da temática, documentos históricos, legislações e dados disponibilizados pelo Ministério da Educação. Os resultados apontam para uma relação estreita entre os aspectos sociais e o papel atribuído ao professor de matemática, o que se reflete na evolução curricular dos cursos. No entanto, essa evolução não se manifesta nos indicadores de avaliação educacional, como o Enade, cujos resultados permaneceram estáveis nos últimos anos. Além disso, ao considerarmos o número de concluintes, observa-se um crescimento na adesão aos cursos a distância em comparação à oferta presencial." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID507_TB235_18022025083945.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA CRISTINA MARTINI ROSTIROLA" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandra.rostirola@ifc.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }