AVALIAÇÃO PELOS PARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120592 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 265 "inscrito_id" => 796 "titulo" => "AVALIAÇÃO PELOS PARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo apresenta o relato de uma experiência desenvolvida na disciplina de Prática de Ensino de um curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio, a respeito da avaliação formativa, mais especificamente, da avaliação pelos pares em episódios de microensino. A abordagem é qualitativa e a pesquisa realizada pode ser classificada como uma pesquisa exploratória (Gil, 2010). Os principais referenciais teóricos são Hadji (1994), Passos e Luccas (2021) e Villas Boas (2003). A avaliação pelos pares é uma estratégia de avaliação formativa que coloca o aluno como protagonista no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para a autorregulação da aprendizagem e a capacidade de avaliar crítica e construtivamente o trabalho dos colegas. Os alunos, juntamente com a docente, elencaram os critérios a serem avaliados e suas respectivas pontuações. Após o microensino de cada estudante, os colegas o avaliavam. Ao final de todas as apresentações, os discentes receberam suas avaliações e responderam um questionário para relatarem suas experiências. No questionário, os estudantes descreveram suas maiores dificuldades no ato de avaliar, e destacaram a importância do feedback recebido, ressaltando que as avaliações contribuíram para repensarem suas aulas, podendo assim, aprimorá-las em suas práticas futuras. Os alunos foram autores e atores de todo o processo pedagógico. Pode-se afirmar que a abordagem contemplou os objetivos de uma avaliação formativa, pois proporcionou a reflexão a respeito de avaliação e de práticas de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID796_TB265_19022025234733.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA HELENA GERALDO ISSA MENDES" "autor_nome_curto" => "GABRIELA Mendes" "autor_email" => "gabrielamendes@utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120592 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 265 "inscrito_id" => 796 "titulo" => "AVALIAÇÃO PELOS PARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo apresenta o relato de uma experiência desenvolvida na disciplina de Prática de Ensino de um curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio, a respeito da avaliação formativa, mais especificamente, da avaliação pelos pares em episódios de microensino. A abordagem é qualitativa e a pesquisa realizada pode ser classificada como uma pesquisa exploratória (Gil, 2010). Os principais referenciais teóricos são Hadji (1994), Passos e Luccas (2021) e Villas Boas (2003). A avaliação pelos pares é uma estratégia de avaliação formativa que coloca o aluno como protagonista no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para a autorregulação da aprendizagem e a capacidade de avaliar crítica e construtivamente o trabalho dos colegas. Os alunos, juntamente com a docente, elencaram os critérios a serem avaliados e suas respectivas pontuações. Após o microensino de cada estudante, os colegas o avaliavam. Ao final de todas as apresentações, os discentes receberam suas avaliações e responderam um questionário para relatarem suas experiências. No questionário, os estudantes descreveram suas maiores dificuldades no ato de avaliar, e destacaram a importância do feedback recebido, ressaltando que as avaliações contribuíram para repensarem suas aulas, podendo assim, aprimorá-las em suas práticas futuras. Os alunos foram autores e atores de todo o processo pedagógico. Pode-se afirmar que a abordagem contemplou os objetivos de uma avaliação formativa, pois proporcionou a reflexão a respeito de avaliação e de práticas de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID796_TB265_19022025234733.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA HELENA GERALDO ISSA MENDES" "autor_nome_curto" => "GABRIELA Mendes" "autor_email" => "gabrielamendes@utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }