Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

AVALIAÇÃO PELOS PARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O presente artigo apresenta o relato de uma experiência desenvolvida na disciplina de Prática de Ensino de um curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio, a respeito da avaliação formativa, mais especificamente, da avaliação pelos pares em episódios de microensino. A abordagem é qualitativa e a pesquisa realizada pode ser classificada como uma pesquisa exploratória (Gil, 2010). Os principais referenciais teóricos são Hadji (1994), Passos e Luccas (2021) e Villas Boas (2003). A avaliação pelos pares é uma estratégia de avaliação formativa que coloca o aluno como protagonista no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para a autorregulação da aprendizagem e a capacidade de avaliar crítica e construtivamente o trabalho dos colegas. Os alunos, juntamente com a docente, elencaram os critérios a serem avaliados e suas respectivas pontuações. Após o microensino de cada estudante, os colegas o avaliavam. Ao final de todas as apresentações, os discentes receberam suas avaliações e responderam um questionário para relatarem suas experiências. No questionário, os estudantes descreveram suas maiores dificuldades no ato de avaliar, e destacaram a importância do feedback recebido, ressaltando que as avaliações contribuíram para repensarem suas aulas, podendo assim, aprimorá-las em suas práticas futuras. Os alunos foram autores e atores de todo o processo pedagógico. Pode-se afirmar que a abordagem contemplou os objetivos de uma avaliação formativa, pois proporcionou a reflexão a respeito de avaliação e de práticas de ensino.

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