LEITURA E ESCRITA: VIVÊNCIAS POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120418 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 377 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA: VIVÊNCIAS POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente relato de experiência destaca a vivência de três acadêmicas que participaram do programa residência pedagógica - núcleo alfabetização. Apresenta assim, o projeto "Aprender Mais", que foi idealizado pela diretora de uma escola municipal do noroeste do Paraná e pelas professoras dos segundos anos do ensino fundamental I, voltados para atendimento aos estudantes que apresentavam dificuldades de leitura e escrita. O projeto foi pensado e idealizado mediante algumas indagações que se fizeram presentes no decorrer das aulas e durante a vigência do residência pedagógica, sobre como minimizar as lacunas presentes no processo de aquisição de leitura e escrita dos estudantes. Considerando as limitações para a apresentação deste relato traçamos como objetivo apresentar o projeto “Aprender Mais”, desenvolvido por três professoras regentes de uma escola municipal do norte do Paraná, o qual foi aplicado junto a estudantes matriculados no segundo ano do ensino fundamental I, uma vez que se encontravam, de acordo com as hipóteses de escrita, em níveis muito discrepantes. O projeto iniciou no mês de julho de 2023 com encontros para intervenção na escrita uma vez por semana durante 4 horas/aula. Para respaldar os resultados fundamentamo-nos nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados evidenciaram avanços significativos na apropriação da leitura e escrita. Os estudantes tiveram oportunidade de receber mediações pontuais de forma a avançarem em seus níveis de escrita. Concluímos, que projetos como o aprender mais ao selecionar e atender estudantes que apresentavam níveis de escrita similares configurou-se um potencializador no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID377_TB24_10032025222950.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY EDUARDA PUGIN DE AMORIM FERREIRA" "autor_nome_curto" => "EMILLY" "autor_email" => "emillyeduarda698@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120418 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 377 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA: VIVÊNCIAS POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente relato de experiência destaca a vivência de três acadêmicas que participaram do programa residência pedagógica - núcleo alfabetização. Apresenta assim, o projeto "Aprender Mais", que foi idealizado pela diretora de uma escola municipal do noroeste do Paraná e pelas professoras dos segundos anos do ensino fundamental I, voltados para atendimento aos estudantes que apresentavam dificuldades de leitura e escrita. O projeto foi pensado e idealizado mediante algumas indagações que se fizeram presentes no decorrer das aulas e durante a vigência do residência pedagógica, sobre como minimizar as lacunas presentes no processo de aquisição de leitura e escrita dos estudantes. Considerando as limitações para a apresentação deste relato traçamos como objetivo apresentar o projeto “Aprender Mais”, desenvolvido por três professoras regentes de uma escola municipal do norte do Paraná, o qual foi aplicado junto a estudantes matriculados no segundo ano do ensino fundamental I, uma vez que se encontravam, de acordo com as hipóteses de escrita, em níveis muito discrepantes. O projeto iniciou no mês de julho de 2023 com encontros para intervenção na escrita uma vez por semana durante 4 horas/aula. Para respaldar os resultados fundamentamo-nos nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados evidenciaram avanços significativos na apropriação da leitura e escrita. Os estudantes tiveram oportunidade de receber mediações pontuais de forma a avançarem em seus níveis de escrita. Concluímos, que projetos como o aprender mais ao selecionar e atender estudantes que apresentavam níveis de escrita similares configurou-se um potencializador no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID377_TB24_10032025222950.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY EDUARDA PUGIN DE AMORIM FERREIRA" "autor_nome_curto" => "EMILLY" "autor_email" => "emillyeduarda698@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }