DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE: TRABALHANDO COM AS DIFERENÇAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120760 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 498 "inscrito_id" => 1374 "titulo" => "DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE: TRABALHANDO COM AS DIFERENÇAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM." "resumo" => "A alfabetização é um processo complexo que tem por objetivo promover o aprimoramento de competências de leitura e escrita dos estudantes. Essas competências são essenciais para o avanço acadêmico e social dos alunos. No entanto, na educação básica é comum encontrar uma grande variedade de contextos que oferecem desafios significativos para os educadores especialmente no que tange à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Neste cenário, é fundamental que o professor conheça as especificidades da sua turma, bem como, as necessidades específicas de cada estudante, uma vez que na escola não existe uma homogeneidade com relação aos processos de aprendizagem, assim, a metodologia deve ser adaptada e diversificada para garantir que todos tenham acesso aos conteúdos pedagógicos de forma significativa. Para proporcionar um ambiente inclusivo, é essencial reconhecer que cada pessoa tem um ritmo e necessidades individuais que devem ser levadas em conta. Neste sentido, os educadores precisam desenvolver estratégias inclusivas que levem em consideras as necessidades individuais dos estudantes. Para proporcionar este ambiente, é imprescindível o uso de materiais adaptados, tecnologias assistivas e metodologias ativas que vem apresentando efetividade na criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e de qualidade. Usando um referencial teórico metodológico pautado em autores como Soares (2014) (2015), Martins (2012), Garcia (2014) entre outros. Este artigo busca refletir sobre os desafios encontrados pelos alfabetizadores ao lidarem com a diversidade no processo de alfabetização de uma escola localizada no município de Paranaguá, além de propor estratégias que podem ser adotadas para garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades e características, tenham acesso a um ensino de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1374_TB498_09032025214243.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISMARA JANAINA CORDEIRO HAMMUD" "autor_nome_curto" => "FRANCISMARA" "autor_email" => "francismara21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120760 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 498 "inscrito_id" => 1374 "titulo" => "DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE: TRABALHANDO COM AS DIFERENÇAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM." "resumo" => "A alfabetização é um processo complexo que tem por objetivo promover o aprimoramento de competências de leitura e escrita dos estudantes. Essas competências são essenciais para o avanço acadêmico e social dos alunos. No entanto, na educação básica é comum encontrar uma grande variedade de contextos que oferecem desafios significativos para os educadores especialmente no que tange à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Neste cenário, é fundamental que o professor conheça as especificidades da sua turma, bem como, as necessidades específicas de cada estudante, uma vez que na escola não existe uma homogeneidade com relação aos processos de aprendizagem, assim, a metodologia deve ser adaptada e diversificada para garantir que todos tenham acesso aos conteúdos pedagógicos de forma significativa. Para proporcionar um ambiente inclusivo, é essencial reconhecer que cada pessoa tem um ritmo e necessidades individuais que devem ser levadas em conta. Neste sentido, os educadores precisam desenvolver estratégias inclusivas que levem em consideras as necessidades individuais dos estudantes. Para proporcionar este ambiente, é imprescindível o uso de materiais adaptados, tecnologias assistivas e metodologias ativas que vem apresentando efetividade na criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e de qualidade. Usando um referencial teórico metodológico pautado em autores como Soares (2014) (2015), Martins (2012), Garcia (2014) entre outros. Este artigo busca refletir sobre os desafios encontrados pelos alfabetizadores ao lidarem com a diversidade no processo de alfabetização de uma escola localizada no município de Paranaguá, além de propor estratégias que podem ser adotadas para garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades e características, tenham acesso a um ensino de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1374_TB498_09032025214243.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISMARA JANAINA CORDEIRO HAMMUD" "autor_nome_curto" => "FRANCISMARA" "autor_email" => "francismara21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }