ANÁLISE DO JOGO DO TIGRINHO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM JOGOS DE AZAR
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120564 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 224 "inscrito_id" => 883 "titulo" => "ANÁLISE DO JOGO DO TIGRINHO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM JOGOS DE AZAR" "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência de ensino sobre probabilidade aplicada a jogos de azar, utilizando o jogo de caça-níquel "Jogo do Tigrinho" (Fortune Tiger) como estudo de caso. A prática foi baseada em conceitos introdutórios de probabilidade, combinatória e distribuição binomial, seguindo uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), permitindo aos alunos explorar o tema de forma contextualizada e crítica. Durante a atividade, os alunos revisaram conceitos fundamentais, como frequência relativa, definição axiomática de probabilidade e teoremas probabilísticos, antes de analisarem a estrutura do jogo, identificarem padrões e calcularem as chances de vitória em uma rodada. Utilizando o Microsoft Excel, realizaram simulações, construíram modelos matemáticos e aplicaram a distribuição binomial para determinar a probabilidade de lucro ao longo de múltiplas apostas, considerando diferentes cenários e estratégias. Os resultados indicaram que a estrutura do jogo favorece a casa, tornando as apostas financeiramente desvantajosas para o jogador e demonstrando a importância de uma análise probabilística criteriosa na compreensão dos riscos envolvidos. A atividade permitiu uma reflexão crítica sobre a ilusão do lucro fácil nos jogos de azar, evidenciando a necessidade da educação financeira para tomadas de decisão mais informadas e conscientes. Além disso, destacou como o ensino da probabilidade pode ser enriquecido por exemplos concretos e contextualizados, aproximando os conceitos matemáticos do cotidiano dos alunos e incentivando uma aprendizagem ativa. A experiência reforçou a relevância do pensamento matemático na compreensão de situações de incerteza e no desenvolvimento de estratégias para evitar prejuízos financeiros. Dessa forma, a prática demonstrou como a matemática pode ser uma ferramenta essencial para a análise de jogos de azar, contribuindo para um ensino mais dinâmico, investigativo e alinhado a questões sociais, econômicas e educacionais atuais." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID883_TB224_07032025005707.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA MARÍLIA HAUENSTEIN" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "deboramariliah@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120564 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 224 "inscrito_id" => 883 "titulo" => "ANÁLISE DO JOGO DO TIGRINHO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM JOGOS DE AZAR" "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência de ensino sobre probabilidade aplicada a jogos de azar, utilizando o jogo de caça-níquel "Jogo do Tigrinho" (Fortune Tiger) como estudo de caso. A prática foi baseada em conceitos introdutórios de probabilidade, combinatória e distribuição binomial, seguindo uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), permitindo aos alunos explorar o tema de forma contextualizada e crítica. Durante a atividade, os alunos revisaram conceitos fundamentais, como frequência relativa, definição axiomática de probabilidade e teoremas probabilísticos, antes de analisarem a estrutura do jogo, identificarem padrões e calcularem as chances de vitória em uma rodada. Utilizando o Microsoft Excel, realizaram simulações, construíram modelos matemáticos e aplicaram a distribuição binomial para determinar a probabilidade de lucro ao longo de múltiplas apostas, considerando diferentes cenários e estratégias. Os resultados indicaram que a estrutura do jogo favorece a casa, tornando as apostas financeiramente desvantajosas para o jogador e demonstrando a importância de uma análise probabilística criteriosa na compreensão dos riscos envolvidos. A atividade permitiu uma reflexão crítica sobre a ilusão do lucro fácil nos jogos de azar, evidenciando a necessidade da educação financeira para tomadas de decisão mais informadas e conscientes. Além disso, destacou como o ensino da probabilidade pode ser enriquecido por exemplos concretos e contextualizados, aproximando os conceitos matemáticos do cotidiano dos alunos e incentivando uma aprendizagem ativa. A experiência reforçou a relevância do pensamento matemático na compreensão de situações de incerteza e no desenvolvimento de estratégias para evitar prejuízos financeiros. Dessa forma, a prática demonstrou como a matemática pode ser uma ferramenta essencial para a análise de jogos de azar, contribuindo para um ensino mais dinâmico, investigativo e alinhado a questões sociais, econômicas e educacionais atuais." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID883_TB224_07032025005707.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA MARÍLIA HAUENSTEIN" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "deboramariliah@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }