A AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120615 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 295 "inscrito_id" => 561 "titulo" => "A AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "Este trabalho consiste em um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso ainda em andamento, onde o estudo presente investiga a utilização da avaliação formativa no ensino de matemática na Educação Básica, com foco nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se em autores como Libâneo (1994) e Luckesi (2015), que concebem a avaliação como um processo contínuo e investigativo, essencial para o aprimoramento da aprendizagem. Optou-se por investigar a avaliação formativa por sua maior proximidade com os princípios estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), que prioriza uma abordagem qualitativa, contínua e processual da avaliação. A metodologia adotada consiste em uma revisão de literatura, utilizando como fontes de pesquisa as plataformas SciELO, Portal de Periódicos da CAPES e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, selecionando estudos que abordam a avaliação formativa no ensino de matemática nos segmentos educacionais mencionados. Com essa análise, busca-se compreender como essa prática tem sido aplicada em sala de aula e identificar exemplos concretos de sua implementação, buscando as principais ferramentas e instrumentos utilizados na avaliação formativa em matemática, como portfólios, autoavaliações, tecnologias educacionais e feedback. Também busca-se investigar como essas ferramentas são adaptadas e aplicadas de maneira eficaz em diferentes contextos educacionais, considerando as características dos alunos, dos professores e das escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID561_TB295_10032025193230.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA CAROLINA AYMORÉ FERRANDIN" "autor_nome_curto" => "LAURA" "autor_email" => "lauraferrandin@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120615 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 295 "inscrito_id" => 561 "titulo" => "A AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "Este trabalho consiste em um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso ainda em andamento, onde o estudo presente investiga a utilização da avaliação formativa no ensino de matemática na Educação Básica, com foco nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se em autores como Libâneo (1994) e Luckesi (2015), que concebem a avaliação como um processo contínuo e investigativo, essencial para o aprimoramento da aprendizagem. Optou-se por investigar a avaliação formativa por sua maior proximidade com os princípios estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), que prioriza uma abordagem qualitativa, contínua e processual da avaliação. A metodologia adotada consiste em uma revisão de literatura, utilizando como fontes de pesquisa as plataformas SciELO, Portal de Periódicos da CAPES e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, selecionando estudos que abordam a avaliação formativa no ensino de matemática nos segmentos educacionais mencionados. Com essa análise, busca-se compreender como essa prática tem sido aplicada em sala de aula e identificar exemplos concretos de sua implementação, buscando as principais ferramentas e instrumentos utilizados na avaliação formativa em matemática, como portfólios, autoavaliações, tecnologias educacionais e feedback. Também busca-se investigar como essas ferramentas são adaptadas e aplicadas de maneira eficaz em diferentes contextos educacionais, considerando as características dos alunos, dos professores e das escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID561_TB295_10032025193230.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA CAROLINA AYMORÉ FERRANDIN" "autor_nome_curto" => "LAURA" "autor_email" => "lauraferrandin@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }