POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES TECNOLÓGICAS A LUZ DA EDUCAÇÃO CTS PARA O ESTUDO DE ASTRONOMIA E ENERGIA NO ENSINO MÉDIO.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120525 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 176 "inscrito_id" => 615 "titulo" => "POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES TECNOLÓGICAS A LUZ DA EDUCAÇÃO CTS PARA O ESTUDO DE ASTRONOMIA E ENERGIA NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a inclusão de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Apesar de representar um avanço, a inserção desses temas enfrenta desafios, como a limitação de tempo em sala de aula. No Paraná, o Referencial Curricular (2021) promoveu ajustes no currículo estadual, alinhados ao Novo Ensino Médio, que introduziu Itinerários Formativos. Entre eles, o Itinerário Astronomia e Energia que explora conceitos de Física relacionados à Ciência e Tecnologia. Dentro desse contexto, este estudo objetiva analisar as implicações da aplicação de uma sequência de atividades na aprendizagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em alunos do Ensino Médio para promover discussões críticas sobre ciência e suas aplicações. Esta pesquisa, de natureza básica, abordagem qualitativa e objetivo exploratório, adotou procedimentos do tipo intervenção pedagógica por meio da promoção de uma Sequência de Atividades CTS baseada em tecnologias digitais. A proposta foi aplicada em seis aulas em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Paraná. Os conteúdos abordaram desde visões mitológicas e filosóficas do Universo até a formação de estrelas e galáxias. Para dinamizar as atividades e ampliar o engajamento dos alunos, foram utilizadas ferramentas digitais, como Mentimeter, Padlet, Quizziz e o simulador Phet Colorado. Essas tecnologias incentivaram a participação ativa e permitiram a coleta de reflexões e argumentos produzidos pelos estudantes, fomentando debates sobre os avanços científicos em seus contextos históricos. As informações foram coletadas por meio de diários de bordo, observações em aula presencial, e registros nas plataformas Padlet e Mentimeter. A análise dos dados foi fundamentada na Teoria da Subjetividade de Gonzalez-Rey, com o intuito de identificar as evoluções nos conhecimentos de Física e Astronomia que os alunos adquiriram, possibilitando a compreensão dos significados que os estudantes construíram ao longo do processo" "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID615_TB176_09032025213753.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS FERNANDO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "vinicius.fernando3998@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120525 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 176 "inscrito_id" => 615 "titulo" => "POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES TECNOLÓGICAS A LUZ DA EDUCAÇÃO CTS PARA O ESTUDO DE ASTRONOMIA E ENERGIA NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a inclusão de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Apesar de representar um avanço, a inserção desses temas enfrenta desafios, como a limitação de tempo em sala de aula. No Paraná, o Referencial Curricular (2021) promoveu ajustes no currículo estadual, alinhados ao Novo Ensino Médio, que introduziu Itinerários Formativos. Entre eles, o Itinerário Astronomia e Energia que explora conceitos de Física relacionados à Ciência e Tecnologia. Dentro desse contexto, este estudo objetiva analisar as implicações da aplicação de uma sequência de atividades na aprendizagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em alunos do Ensino Médio para promover discussões críticas sobre ciência e suas aplicações. Esta pesquisa, de natureza básica, abordagem qualitativa e objetivo exploratório, adotou procedimentos do tipo intervenção pedagógica por meio da promoção de uma Sequência de Atividades CTS baseada em tecnologias digitais. A proposta foi aplicada em seis aulas em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Paraná. Os conteúdos abordaram desde visões mitológicas e filosóficas do Universo até a formação de estrelas e galáxias. Para dinamizar as atividades e ampliar o engajamento dos alunos, foram utilizadas ferramentas digitais, como Mentimeter, Padlet, Quizziz e o simulador Phet Colorado. Essas tecnologias incentivaram a participação ativa e permitiram a coleta de reflexões e argumentos produzidos pelos estudantes, fomentando debates sobre os avanços científicos em seus contextos históricos. As informações foram coletadas por meio de diários de bordo, observações em aula presencial, e registros nas plataformas Padlet e Mentimeter. A análise dos dados foi fundamentada na Teoria da Subjetividade de Gonzalez-Rey, com o intuito de identificar as evoluções nos conhecimentos de Física e Astronomia que os alunos adquiriram, possibilitando a compreensão dos significados que os estudantes construíram ao longo do processo" "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID615_TB176_09032025213753.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS FERNANDO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "vinicius.fernando3998@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }