Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES TECNOLÓGICAS A LUZ DA EDUCAÇÃO CTS PARA O ESTUDO DE ASTRONOMIA E ENERGIA NO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120525
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 176
    "inscrito_id" => 615
    "titulo" => "POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES TECNOLÓGICAS A LUZ DA EDUCAÇÃO CTS PARA O ESTUDO DE ASTRONOMIA E ENERGIA NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a inclusão de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Apesar de representar um avanço, a inserção desses temas enfrenta desafios, como a limitação de tempo em sala de aula. No Paraná, o Referencial Curricular (2021) promoveu ajustes no currículo estadual, alinhados ao Novo Ensino Médio, que introduziu Itinerários Formativos. Entre eles, o Itinerário Astronomia e Energia que explora conceitos de Física relacionados à Ciência e Tecnologia. Dentro desse contexto, este estudo objetiva analisar as implicações da aplicação de uma sequência de atividades na aprendizagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em alunos do Ensino Médio para promover discussões críticas sobre ciência e suas aplicações. Esta pesquisa, de natureza básica, abordagem qualitativa e objetivo exploratório, adotou procedimentos do tipo intervenção pedagógica por meio da promoção de uma Sequência de Atividades CTS baseada em tecnologias digitais. A proposta foi aplicada em seis aulas em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Paraná. Os conteúdos abordaram desde visões mitológicas e filosóficas do Universo até a formação de estrelas e galáxias. Para dinamizar as atividades e ampliar o engajamento dos alunos, foram utilizadas ferramentas digitais, como Mentimeter, Padlet, Quizziz e o simulador Phet Colorado. Essas tecnologias incentivaram a participação ativa e permitiram a coleta de reflexões e argumentos produzidos pelos estudantes, fomentando debates sobre os avanços científicos em seus contextos históricos. As informações foram coletadas por meio de diários de bordo, observações em aula presencial, e registros nas plataformas Padlet e Mentimeter. A análise dos dados foi fundamentada na Teoria da Subjetividade de Gonzalez-Rey, com o intuito de identificar as evoluções nos conhecimentos de Física e Astronomia que os alunos adquiriram, possibilitando a compreensão dos significados que os estudantes construíram ao longo do processo"
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID615_TB176_09032025213753.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS FERNANDO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "vinicius.fernando3998@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120525
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 176
    "inscrito_id" => 615
    "titulo" => "POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES TECNOLÓGICAS A LUZ DA EDUCAÇÃO CTS PARA O ESTUDO DE ASTRONOMIA E ENERGIA NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a inclusão de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Apesar de representar um avanço, a inserção desses temas enfrenta desafios, como a limitação de tempo em sala de aula. No Paraná, o Referencial Curricular (2021) promoveu ajustes no currículo estadual, alinhados ao Novo Ensino Médio, que introduziu Itinerários Formativos. Entre eles, o Itinerário Astronomia e Energia que explora conceitos de Física relacionados à Ciência e Tecnologia. Dentro desse contexto, este estudo objetiva analisar as implicações da aplicação de uma sequência de atividades na aprendizagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em alunos do Ensino Médio para promover discussões críticas sobre ciência e suas aplicações. Esta pesquisa, de natureza básica, abordagem qualitativa e objetivo exploratório, adotou procedimentos do tipo intervenção pedagógica por meio da promoção de uma Sequência de Atividades CTS baseada em tecnologias digitais. A proposta foi aplicada em seis aulas em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Paraná. Os conteúdos abordaram desde visões mitológicas e filosóficas do Universo até a formação de estrelas e galáxias. Para dinamizar as atividades e ampliar o engajamento dos alunos, foram utilizadas ferramentas digitais, como Mentimeter, Padlet, Quizziz e o simulador Phet Colorado. Essas tecnologias incentivaram a participação ativa e permitiram a coleta de reflexões e argumentos produzidos pelos estudantes, fomentando debates sobre os avanços científicos em seus contextos históricos. As informações foram coletadas por meio de diários de bordo, observações em aula presencial, e registros nas plataformas Padlet e Mentimeter. A análise dos dados foi fundamentada na Teoria da Subjetividade de Gonzalez-Rey, com o intuito de identificar as evoluções nos conhecimentos de Física e Astronomia que os alunos adquiriram, possibilitando a compreensão dos significados que os estudantes construíram ao longo do processo"
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID615_TB176_09032025213753.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS FERNANDO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "vinicius.fernando3998@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a inclusão de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Apesar de representar um avanço, a inserção desses temas enfrenta desafios, como a limitação de tempo em sala de aula. No Paraná, o Referencial Curricular (2021) promoveu ajustes no currículo estadual, alinhados ao Novo Ensino Médio, que introduziu Itinerários Formativos. Entre eles, o Itinerário Astronomia e Energia que explora conceitos de Física relacionados à Ciência e Tecnologia. Dentro desse contexto, este estudo objetiva analisar as implicações da aplicação de uma sequência de atividades na aprendizagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em alunos do Ensino Médio para promover discussões críticas sobre ciência e suas aplicações. Esta pesquisa, de natureza básica, abordagem qualitativa e objetivo exploratório, adotou procedimentos do tipo intervenção pedagógica por meio da promoção de uma Sequência de Atividades CTS baseada em tecnologias digitais. A proposta foi aplicada em seis aulas em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Paraná. Os conteúdos abordaram desde visões mitológicas e filosóficas do Universo até a formação de estrelas e galáxias. Para dinamizar as atividades e ampliar o engajamento dos alunos, foram utilizadas ferramentas digitais, como Mentimeter, Padlet, Quizziz e o simulador Phet Colorado. Essas tecnologias incentivaram a participação ativa e permitiram a coleta de reflexões e argumentos produzidos pelos estudantes, fomentando debates sobre os avanços científicos em seus contextos históricos. As informações foram coletadas por meio de diários de bordo, observações em aula presencial, e registros nas plataformas Padlet e Mentimeter. A análise dos dados foi fundamentada na Teoria da Subjetividade de Gonzalez-Rey, com o intuito de identificar as evoluções nos conhecimentos de Física e Astronomia que os alunos adquiriram, possibilitando a compreensão dos significados que os estudantes construíram ao longo do processo

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.