PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120577 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 859 "titulo" => "PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e analisar a produção de audiovisuais como estratégia didático-pedagógica nas aulas de Educação Física do Ensino Médio, voltada ao ensino do tema vivências corporais com a natureza. O projeto foi realizado em uma escola particular de Lajeado/RS/BR, envolvendo alunos do terceiro ano e o professor responsável pela disciplina. A proposta incluiu a criação de vídeos sobre práticas corporais como Slackline, Yoga, Ciclismo, Calistenia e Trilhas Sensitivas. Os estudantes participaram ativamente de todas as etapas, desde a elaboração dos roteiros até a gravação e edição. Durante o processo, foram estimulados a refletirem sobre as relações entre corpo, tecnologia e meio ambiente, promovendo uma integração entre aspectos pedagógicos e ecológicos. A metodologia utilizada seguiu a abordagem qualitativa, com aproximações à pesquisa-ação, e a análise foi conduzida com base na Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2007). As informações foram produzidas por meio de questionários, diários de campo e análise das produções audiovisuais dos alunos. Os resultados destacaram desafios técnicos e organizacionais, mas também evidenciaram o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, criatividade e planejamento, além de um aprofundamento investigativo sobre os temas abordados. Adicionalmente, a experiência proporcionou um contato significativo com a natureza e uma reflexão crítica sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Concluímos que a produção audiovisual nas aulas de Educação Física pode ser uma estratégia pedagógica potente, capaz de articular práticas corporais, tecnologias digitais e formação ecológica, ampliando as possibilidades pedagógicas no ensino da Educação Física e promovendo o protagonismo estudantil." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID859_TB240_19032025083540.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAN CAUÃ FELL" "autor_nome_curto" => "WILLIAN" "autor_email" => "willian.fell@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120577 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 859 "titulo" => "PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e analisar a produção de audiovisuais como estratégia didático-pedagógica nas aulas de Educação Física do Ensino Médio, voltada ao ensino do tema vivências corporais com a natureza. O projeto foi realizado em uma escola particular de Lajeado/RS/BR, envolvendo alunos do terceiro ano e o professor responsável pela disciplina. A proposta incluiu a criação de vídeos sobre práticas corporais como Slackline, Yoga, Ciclismo, Calistenia e Trilhas Sensitivas. Os estudantes participaram ativamente de todas as etapas, desde a elaboração dos roteiros até a gravação e edição. Durante o processo, foram estimulados a refletirem sobre as relações entre corpo, tecnologia e meio ambiente, promovendo uma integração entre aspectos pedagógicos e ecológicos. A metodologia utilizada seguiu a abordagem qualitativa, com aproximações à pesquisa-ação, e a análise foi conduzida com base na Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2007). As informações foram produzidas por meio de questionários, diários de campo e análise das produções audiovisuais dos alunos. Os resultados destacaram desafios técnicos e organizacionais, mas também evidenciaram o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, criatividade e planejamento, além de um aprofundamento investigativo sobre os temas abordados. Adicionalmente, a experiência proporcionou um contato significativo com a natureza e uma reflexão crítica sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Concluímos que a produção audiovisual nas aulas de Educação Física pode ser uma estratégia pedagógica potente, capaz de articular práticas corporais, tecnologias digitais e formação ecológica, ampliando as possibilidades pedagógicas no ensino da Educação Física e promovendo o protagonismo estudantil." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID859_TB240_19032025083540.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAN CAUÃ FELL" "autor_nome_curto" => "WILLIAN" "autor_email" => "willian.fell@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }