O FAZER DO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ANÁLISE
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120427 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 427 "titulo" => "O FAZER DO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ANÁLISE" "resumo" => "Este estudo investigou o "fazer" do Ensino Religioso (ER) nas escolas públicas brasileiras, analisando as práticas educativas que se concretizam nesse espaço. Partindo da premissa de que o ER na escola pública se situa em um campo complexo, tensionado entre a laicidade do Estado e a diversidade religiosa presente na sociedade, o presente trabalho buscou compreender como os professores que atuam com o componente Ensino Religioso, em escolas públicas, desenvolvem suas práticas pedagógicas e quais os desafios emergem desse contexto. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica sistemática, com análise de artigos publicados em revistas acadêmicas indexadas em bases de dados relevantes para a área da Educação e Ciências da Religião. Os critérios de seleção dos artigos incluíram a temática central do ER na escola pública, a abordagem das práticas educativas e a publicação em periódicos em plataformas como a ScieELO, Google Acadêmico, Periódicos Capes e revistas científicas. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, buscando identificar as práticas pedagógicas dos professores e quais os desafios encontrados por eles. Espera-se que este estudo contribua para o debate sobre o ER na escola pública, oferecendo subsídios para a formação de professores e para a construção de práticas educativas mais alinhadas com os princípios da laicidade, do respeito à diversidade e da promoção da cidadania. A análise de publicações prévias permitiu um mapeamento das discussões e práticas já consolidadas na área, oferecendo um panorama abrangente do "fazer" do ER no contexto escolar público. Os resultados apontam para a necessidade de formação continuada para os professores de ER, com foco em temas como diversidade religiosa e metodologias, como forma de aprimorar as práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID427_TB37_10032025150002.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA LAFETÁ DE MELO FRANCO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "andrea.franco@unimontes.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120427 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 427 "titulo" => "O FAZER DO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ANÁLISE" "resumo" => "Este estudo investigou o "fazer" do Ensino Religioso (ER) nas escolas públicas brasileiras, analisando as práticas educativas que se concretizam nesse espaço. Partindo da premissa de que o ER na escola pública se situa em um campo complexo, tensionado entre a laicidade do Estado e a diversidade religiosa presente na sociedade, o presente trabalho buscou compreender como os professores que atuam com o componente Ensino Religioso, em escolas públicas, desenvolvem suas práticas pedagógicas e quais os desafios emergem desse contexto. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica sistemática, com análise de artigos publicados em revistas acadêmicas indexadas em bases de dados relevantes para a área da Educação e Ciências da Religião. Os critérios de seleção dos artigos incluíram a temática central do ER na escola pública, a abordagem das práticas educativas e a publicação em periódicos em plataformas como a ScieELO, Google Acadêmico, Periódicos Capes e revistas científicas. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, buscando identificar as práticas pedagógicas dos professores e quais os desafios encontrados por eles. Espera-se que este estudo contribua para o debate sobre o ER na escola pública, oferecendo subsídios para a formação de professores e para a construção de práticas educativas mais alinhadas com os princípios da laicidade, do respeito à diversidade e da promoção da cidadania. A análise de publicações prévias permitiu um mapeamento das discussões e práticas já consolidadas na área, oferecendo um panorama abrangente do "fazer" do ER no contexto escolar público. Os resultados apontam para a necessidade de formação continuada para os professores de ER, com foco em temas como diversidade religiosa e metodologias, como forma de aprimorar as práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID427_TB37_10032025150002.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA LAFETÁ DE MELO FRANCO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "andrea.franco@unimontes.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }