Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM ATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Estabelecer uma ligação entre o conhecimento científico adquirido nos cursos de formação de professores e dos alunos é um desafio considerável. Muitas vezes, essa conexão se torna um obstáculo, na prática, docente, pois, alguns educadores enfrentam dificuldades em relacionar os conteúdos científicos dos alunos. Esse fenômeno é especialmente evidente nas disciplinas de Ciências, em que muitos conceitos são abstratos e demandam dos alunos um elevado nível de raciocínio lógico, criatividade e capacidade de abstração. Com o intuito de compreender como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) pode aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, foi aplicada uma oficina destinada a estimular os licenciandos a investigarem novas estratégias de ensino. A expectativa é que, ao participar de experiências inovadoras, os futuros professores se sintam mais confiantes para aplicar essas metodologias em suas aulas, transformando-as em ambientes de investigação contínua e construção de conhecimentos relevantes. Este estudo examinou como a ABP, pode influenciar a formação inicial de professores. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Os dados foram coletados durante uma oficina dirigida aos alunos do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN, situado na região da Transamazônica e Xingu, em Altamira, Pará. Durante a disciplina de Metodologias do Ensino de Ciências da Natureza, os discentes tiveram a oportunidade de experimentar essa abordagem metodológica. A análise dos resultados, sob a perspectiva de pesquisadores da área educacional, indicou que a adoção de métodos ativos na formação de professores é bastante promissora, uma vez que as reflexões compartilhadas sobre teorias e práticas educacionais apresentaram um grande potencial para influenciar decisões pedagógicas futuras.

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