APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM ATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120532 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 184 "inscrito_id" => 350 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM ATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "Estabelecer uma ligação entre o conhecimento científico adquirido nos cursos de formação de professores e dos alunos é um desafio considerável. Muitas vezes, essa conexão se torna um obstáculo, na prática, docente, pois, alguns educadores enfrentam dificuldades em relacionar os conteúdos científicos dos alunos. Esse fenômeno é especialmente evidente nas disciplinas de Ciências, em que muitos conceitos são abstratos e demandam dos alunos um elevado nível de raciocínio lógico, criatividade e capacidade de abstração. Com o intuito de compreender como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) pode aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, foi aplicada uma oficina destinada a estimular os licenciandos a investigarem novas estratégias de ensino. A expectativa é que, ao participar de experiências inovadoras, os futuros professores se sintam mais confiantes para aplicar essas metodologias em suas aulas, transformando-as em ambientes de investigação contínua e construção de conhecimentos relevantes. Este estudo examinou como a ABP, pode influenciar a formação inicial de professores. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Os dados foram coletados durante uma oficina dirigida aos alunos do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN, situado na região da Transamazônica e Xingu, em Altamira, Pará. Durante a disciplina de Metodologias do Ensino de Ciências da Natureza, os discentes tiveram a oportunidade de experimentar essa abordagem metodológica. A análise dos resultados, sob a perspectiva de pesquisadores da área educacional, indicou que a adoção de métodos ativos na formação de professores é bastante promissora, uma vez que as reflexões compartilhadas sobre teorias e práticas educacionais apresentaram um grande potencial para influenciar decisões pedagógicas futuras." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID350_TB184_09032025154238.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO DOS SANTOS LEONEL" "autor_nome_curto" => "RONALDO" "autor_email" => "ronaldo.dsleonel@aluno.uepa.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120532 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 184 "inscrito_id" => 350 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM ATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "Estabelecer uma ligação entre o conhecimento científico adquirido nos cursos de formação de professores e dos alunos é um desafio considerável. Muitas vezes, essa conexão se torna um obstáculo, na prática, docente, pois, alguns educadores enfrentam dificuldades em relacionar os conteúdos científicos dos alunos. Esse fenômeno é especialmente evidente nas disciplinas de Ciências, em que muitos conceitos são abstratos e demandam dos alunos um elevado nível de raciocínio lógico, criatividade e capacidade de abstração. Com o intuito de compreender como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) pode aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, foi aplicada uma oficina destinada a estimular os licenciandos a investigarem novas estratégias de ensino. A expectativa é que, ao participar de experiências inovadoras, os futuros professores se sintam mais confiantes para aplicar essas metodologias em suas aulas, transformando-as em ambientes de investigação contínua e construção de conhecimentos relevantes. Este estudo examinou como a ABP, pode influenciar a formação inicial de professores. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Os dados foram coletados durante uma oficina dirigida aos alunos do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN, situado na região da Transamazônica e Xingu, em Altamira, Pará. Durante a disciplina de Metodologias do Ensino de Ciências da Natureza, os discentes tiveram a oportunidade de experimentar essa abordagem metodológica. A análise dos resultados, sob a perspectiva de pesquisadores da área educacional, indicou que a adoção de métodos ativos na formação de professores é bastante promissora, uma vez que as reflexões compartilhadas sobre teorias e práticas educacionais apresentaram um grande potencial para influenciar decisões pedagógicas futuras." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID350_TB184_09032025154238.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO DOS SANTOS LEONEL" "autor_nome_curto" => "RONALDO" "autor_email" => "ronaldo.dsleonel@aluno.uepa.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }