Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE UMA JORNADA DE ESTUDOS

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Atualmente, políticas públicas de ordens distintas têm sido utilizadas em matrizes curriculares da formação docente. Um exemplo disso está na Universidade Federal do Pampa, na licenciatura em Educação Física (EF), do campus Uruguaiana/ RS, ao contemplar no componente curricular Educação e Ambiente, orientações legais que designam modos de compreender e resguardar as relações entre sujeitos e contextos ambientais. A importância para o foco ambiental no mundo advém das necessidades atuais que declaram urgência, sendo uma de suas ferramentas para transformação, a conscientização das novas gerações por meio da educação dentro das escolas, sendo uma disciplina de desenvolvimento para debates, a EF. Desde a graduação o futuro docente de EF se reconhece como agente transformador usando além do espaço das quadras os ambientes externos, que estão conectados à Cultura Corporal. O objetivo desse trabalho é relatar experiências vividas durante a Jornada de Estudos Ambientais (JEA) ocorrida na Universidade Federal de Rio Grande, traçando relações e caminhos para um futuro docente de EF, conectando com questões de como trazer essas vivências para dentro da Educação Física escolar. A metodologia está orientada pelo uso de um diário de campo produzido nos dois dias de diálogos sobre os contextos do município de Rio Grande, oficinas sobre educação ambiental e direito ambiental e trilhas reflexivas. Nele constam as experiências e aprendizagens que possibilitam interlocuções com a formação docente e meio ambiente. Enquanto resultados, o foco está nos corpos como parte do ambiente, construindo essa compreensão por meio de vivências que integram o ritmo orgânico destes aos da natureza. As experiências oportunizadas na JEA foram potentes, pois nos diálogos destacou-se o potencial da EF como ferramenta interdisciplinar para fomentar valores como cooperação, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social, acontecimentos que auxiliam no questionamento dos currículos, preparando futuros docentes para práticas pedagógicas inovadoras e transformadoras.

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