ROBÓTICA EDUCACIONAL E SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E COLABORATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120545 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 936 "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL E SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E COLABORATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta um projeto interdisciplinar desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com a Colégio Municipal Pelotense e o curso de Licenciatura em Computação do IFSul. Com foco na robótica educacional e na sustentabilidade ecológica, o projeto busca conscientizar alunos do 3º ao 7º ano do ensino fundamental sobre a importância do reaproveitamento de lixo eletrônico e do cuidado com o meio ambiente. A robótica educacional é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de habilidades fundamentais no século XXI, como pensamento computacional, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe. Neste projeto, os estudantes são desafiados a construir e programar robôs utilizando componentes recicláveis, integrando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM). As atividades práticas estimulam não apenas o raciocínio lógico, mas também a reflexão sobre o impacto ambiental dos resíduos eletrônicos e formas inovadoras de reaproveitá-los. Além de promover o protagonismo dos alunos, o projeto desempenha um papel significativo na formação continuada dos professores da educação básica, muitos dos quais são alocados para disciplinas tecnológicas sem uma formação específica. A parceria com o IFSul permite uma troca enriquecedora de experiências e saberes, fortalecendo a prática docente com novas metodologias. O programa PIBID aproxima a escola do conhecimento científico, mostrando-se essencial para a inovação educacional e a construção de uma educação sustentável e transformadora. Espera-se que os resultados desta iniciativa evidenciem a relevância da robótica como um recurso pedagógico que alia tecnologia, ciência e consciência ambiental, formando cidadãos críticos e engajados." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID936_TB202_10032025203414.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOZER ALMEIDA SEDREZ" "autor_nome_curto" => "MOZER SEDREZ" "autor_email" => "mozer@sedrez.net" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120545 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 936 "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL E SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E COLABORATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta um projeto interdisciplinar desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com a Colégio Municipal Pelotense e o curso de Licenciatura em Computação do IFSul. Com foco na robótica educacional e na sustentabilidade ecológica, o projeto busca conscientizar alunos do 3º ao 7º ano do ensino fundamental sobre a importância do reaproveitamento de lixo eletrônico e do cuidado com o meio ambiente. A robótica educacional é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de habilidades fundamentais no século XXI, como pensamento computacional, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe. Neste projeto, os estudantes são desafiados a construir e programar robôs utilizando componentes recicláveis, integrando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM). As atividades práticas estimulam não apenas o raciocínio lógico, mas também a reflexão sobre o impacto ambiental dos resíduos eletrônicos e formas inovadoras de reaproveitá-los. Além de promover o protagonismo dos alunos, o projeto desempenha um papel significativo na formação continuada dos professores da educação básica, muitos dos quais são alocados para disciplinas tecnológicas sem uma formação específica. A parceria com o IFSul permite uma troca enriquecedora de experiências e saberes, fortalecendo a prática docente com novas metodologias. O programa PIBID aproxima a escola do conhecimento científico, mostrando-se essencial para a inovação educacional e a construção de uma educação sustentável e transformadora. Espera-se que os resultados desta iniciativa evidenciem a relevância da robótica como um recurso pedagógico que alia tecnologia, ciência e consciência ambiental, formando cidadãos críticos e engajados." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID936_TB202_10032025203414.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOZER ALMEIDA SEDREZ" "autor_nome_curto" => "MOZER SEDREZ" "autor_email" => "mozer@sedrez.net" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }