Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO SOBRE FUNÇÕES ORGÂNICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120405
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 9
    "inscrito_id" => 223
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO SOBRE FUNÇÕES ORGÂNICAS"
    "resumo" => "Este relato de experiência foi desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado 2, com ênfase na aplicação de um jogo de tabuleiro educativo. O principal objetivo foi promover o aprendizado ativo e a compreensão dos estudantes sobre estruturas e nomenclaturas básicas de forma divertida e interativa. Assim, a atividade envolveu os estudantes de maneira prática o que, os permitiu fortalecer o conhecimento sobre funções orgânicas, promovendo a aprendizagem colaborativa. Com isso, obteve-se como resultados maior engajamento e melhor compreensão dos conteúdos, destacando o potencial dos jogos como ferramentas pedagógicas no Ensino de Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID223_TB9_08032025190133.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA VITORIA DOS SANTOS CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "JULIA"
    "autor_email" => "juliavitori1925@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120405
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 9
    "inscrito_id" => 223
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO SOBRE FUNÇÕES ORGÂNICAS"
    "resumo" => "Este relato de experiência foi desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado 2, com ênfase na aplicação de um jogo de tabuleiro educativo. O principal objetivo foi promover o aprendizado ativo e a compreensão dos estudantes sobre estruturas e nomenclaturas básicas de forma divertida e interativa. Assim, a atividade envolveu os estudantes de maneira prática o que, os permitiu fortalecer o conhecimento sobre funções orgânicas, promovendo a aprendizagem colaborativa. Com isso, obteve-se como resultados maior engajamento e melhor compreensão dos conteúdos, destacando o potencial dos jogos como ferramentas pedagógicas no Ensino de Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID223_TB9_08032025190133.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA VITORIA DOS SANTOS CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "JULIA"
    "autor_email" => "juliavitori1925@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este relato de experiência foi desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado 2, com ênfase na aplicação de um jogo de tabuleiro educativo. O principal objetivo foi promover o aprendizado ativo e a compreensão dos estudantes sobre estruturas e nomenclaturas básicas de forma divertida e interativa. Assim, a atividade envolveu os estudantes de maneira prática o que, os permitiu fortalecer o conhecimento sobre funções orgânicas, promovendo a aprendizagem colaborativa. Com isso, obteve-se como resultados maior engajamento e melhor compreensão dos conteúdos, destacando o potencial dos jogos como ferramentas pedagógicas no Ensino de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.