Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM NOVO OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: COORDENADOR PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BLOG Pôster (PO) 08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1200
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "O PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM NOVO OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Ao realizar um estudo sobre o uso do Blog na formação continuada de professores, percebemos que no Brasil o uso dessa tecnologia na educação, apesar de estar crescendo, ainda não atingiu a maior parte da comunidade escolar. De acordo com Silva (2003) há um movimento de educadores estimulando o uso de blogs na educação, tendo em vista as inúmeras atividades colaborativas e cooperativas que essa tecnologia proporciona. Diante desta realidade, essa pesquisa que aconteceu sob a orientação da Profª Jaqueline Brito Vidal Batista, teve como objetivo investigar e analisar as possíveis contribuições sobre o uso do Blog na formação continuada de professores do Ensino Fundamental II do município de Alagoa Grande. A pesquisa que realizamos se apresenta como um estudo de caso, realizado em quatro escolas da rede pública da cidade de Alagoa Grande, com trinta e seis professores que lecionam no Ensino Fundamental II. A coleta de dados se deu em quatro momentos, sendo o ambiente de pesquisa as escolas em que os sujeitos atuam. Os dados foram analisados levando-se em consideração três categorias que emergiram. A técnica de triangulação foi utilizada em toda a análise.  Como resultados, a pesquisa revelou inicialmente que poucos professores utilizam o computador e a Internet na prática docente. Muitos alegam que a utilização acontece principalmente fora da sala de aula e isso se dá para a realização de pesquisas e elaboração de atividades. Alguns afirmam que a divulgação das práticas pedagógicas dos professores no Blog – Ponto de Apoio Pedagógico - contribuiu para a reflexão, socialização, valorização e reconhecimento das atividades e projetos realizados pelos docentes. A pesquisa também proporcionou a reflexão das Coordenadoras de Área frente ao uso das tecnologias de informação e comunicação durante os encontros pedagógicos e planejamentos com os professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BLOG"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_email" => "elianefarias.mat@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1200
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "O PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM NOVO OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Ao realizar um estudo sobre o uso do Blog na formação continuada de professores, percebemos que no Brasil o uso dessa tecnologia na educação, apesar de estar crescendo, ainda não atingiu a maior parte da comunidade escolar. De acordo com Silva (2003) há um movimento de educadores estimulando o uso de blogs na educação, tendo em vista as inúmeras atividades colaborativas e cooperativas que essa tecnologia proporciona. Diante desta realidade, essa pesquisa que aconteceu sob a orientação da Profª Jaqueline Brito Vidal Batista, teve como objetivo investigar e analisar as possíveis contribuições sobre o uso do Blog na formação continuada de professores do Ensino Fundamental II do município de Alagoa Grande. A pesquisa que realizamos se apresenta como um estudo de caso, realizado em quatro escolas da rede pública da cidade de Alagoa Grande, com trinta e seis professores que lecionam no Ensino Fundamental II. A coleta de dados se deu em quatro momentos, sendo o ambiente de pesquisa as escolas em que os sujeitos atuam. Os dados foram analisados levando-se em consideração três categorias que emergiram. A técnica de triangulação foi utilizada em toda a análise.  Como resultados, a pesquisa revelou inicialmente que poucos professores utilizam o computador e a Internet na prática docente. Muitos alegam que a utilização acontece principalmente fora da sala de aula e isso se dá para a realização de pesquisas e elaboração de atividades. Alguns afirmam que a divulgação das práticas pedagógicas dos professores no Blog – Ponto de Apoio Pedagógico - contribuiu para a reflexão, socialização, valorização e reconhecimento das atividades e projetos realizados pelos docentes. A pesquisa também proporcionou a reflexão das Coordenadoras de Área frente ao uso das tecnologias de informação e comunicação durante os encontros pedagógicos e planejamentos com os professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BLOG"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_email" => "elianefarias.mat@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Ao realizar um estudo sobre o uso do Blog na formação continuada de professores, percebemos que no Brasil o uso dessa tecnologia na educação, apesar de estar crescendo, ainda não atingiu a maior parte da comunidade escolar. De acordo com Silva (2003) há um movimento de educadores estimulando o uso de blogs na educação, tendo em vista as inúmeras atividades colaborativas e cooperativas que essa tecnologia proporciona. Diante desta realidade, essa pesquisa que aconteceu sob a orientação da Profª Jaqueline Brito Vidal Batista, teve como objetivo investigar e analisar as possíveis contribuições sobre o uso do Blog na formação continuada de professores do Ensino Fundamental II do município de Alagoa Grande. A pesquisa que realizamos se apresenta como um estudo de caso, realizado em quatro escolas da rede pública da cidade de Alagoa Grande, com trinta e seis professores que lecionam no Ensino Fundamental II. A coleta de dados se deu em quatro momentos, sendo o ambiente de pesquisa as escolas em que os sujeitos atuam. Os dados foram analisados levando-se em consideração três categorias que emergiram. A técnica de triangulação foi utilizada em toda a análise. Como resultados, a pesquisa revelou inicialmente que poucos professores utilizam o computador e a Internet na prática docente. Muitos alegam que a utilização acontece principalmente fora da sala de aula e isso se dá para a realização de pesquisas e elaboração de atividades. Alguns afirmam que a divulgação das práticas pedagógicas dos professores no Blog – Ponto de Apoio Pedagógico - contribuiu para a reflexão, socialização, valorização e reconhecimento das atividades e projetos realizados pelos docentes. A pesquisa também proporcionou a reflexão das Coordenadoras de Área frente ao uso das tecnologias de informação e comunicação durante os encontros pedagógicos e planejamentos com os professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.