Artigo CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-030-1

A REPROVAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE IPANGUAÇU/RN

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          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  As pol&iacute;ticas p&uacute;blicas s&atilde;o fundamentais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja tem&aacute;tica central foi &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer an&aacute;lises sob diferentes perspectivas acerca das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas de educa&ccedil;&atilde;o que t&ecirc;m sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n
                  No Brasil, um pa&iacute;s de dimens&otilde;es continentais e marcado por m&uacute;ltiplas desigualdades, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulner&aacute;veis. Ainda que n&atilde;o tenham alcan&ccedil;ado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m transformado a realidade da popula&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  No &acirc;mbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as pol&iacute;ticas ser&atilde;o implementadas, elas podem influenciar na trajet&oacute;ria de escolariza&ccedil;&atilde;o das pessoas e oferecer a amplia&ccedil;&atilde;o das oportunidades de acesso, perman&ecirc;ncia e aprendizagem. Al&eacute;m disso, observa-se a import&acirc;ncia da rela&ccedil;&atilde;o entre as pol&iacute;ticas educacionais com as de outras pastas como sa&uacute;de e assist&ecirc;ncia social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n
                  &Eacute; com muita alegria que apresentamos essa colet&acirc;nea de textos, constru&iacute;dos por professores/as e pesquisadores de variadas regi&otilde;es do Brasil. Nos cap&iacute;tulos do e-book, cada autor/a compartilha as quest&otilde;es, dilemas e desafios observados no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e os relaciona aos referenciais te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas &uacute;nicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais que se materializam nos cen&aacute;rios municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n
                  Esperamos que os cap&iacute;tulos consigam ampliar o entendimento sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e fomentar a constru&ccedil;&atilde;o de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
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                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n
                  KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n
                  LAISA FEITOSA<br />\r\n
                  LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n
                  CARLA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O DE LIMA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n
                  EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n
                  MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n
                  ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n
                  DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n
                  NATHALY LIMA SALES<br />\r\n
                  GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n
                  JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n
                  LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  As pol&iacute;ticas p&uacute;blicas s&atilde;o fundamentais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja tem&aacute;tica central foi &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer an&aacute;lises sob diferentes perspectivas acerca das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas de educa&ccedil;&atilde;o que t&ecirc;m sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n
                  No Brasil, um pa&iacute;s de dimens&otilde;es continentais e marcado por m&uacute;ltiplas desigualdades, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulner&aacute;veis. Ainda que n&atilde;o tenham alcan&ccedil;ado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m transformado a realidade da popula&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  No &acirc;mbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as pol&iacute;ticas ser&atilde;o implementadas, elas podem influenciar na trajet&oacute;ria de escolariza&ccedil;&atilde;o das pessoas e oferecer a amplia&ccedil;&atilde;o das oportunidades de acesso, perman&ecirc;ncia e aprendizagem. Al&eacute;m disso, observa-se a import&acirc;ncia da rela&ccedil;&atilde;o entre as pol&iacute;ticas educacionais com as de outras pastas como sa&uacute;de e assist&ecirc;ncia social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n
                  &Eacute; com muita alegria que apresentamos essa colet&acirc;nea de textos, constru&iacute;dos por professores/as e pesquisadores de variadas regi&otilde;es do Brasil. Nos cap&iacute;tulos do e-book, cada autor/a compartilha as quest&otilde;es, dilemas e desafios observados no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e os relaciona aos referenciais te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas &uacute;nicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais que se materializam nos cen&aacute;rios municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n
                  Esperamos que os cap&iacute;tulos consigam ampliar o entendimento sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e fomentar a constru&ccedil;&atilde;o de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
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                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n
                  KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n
                  LAISA FEITOSA<br />\r\n
                  LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n
                  CARLA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O DE LIMA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n
                  EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n
                  MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n
                  ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n
                  DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n
                  NATHALY LIMA SALES<br />\r\n
                  GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n
                  JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n
                  LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O Interesse pela temática vem de uma inquietude desde que lecionei numa turma de 5º ano numa escola da rede municipal de ensino de minha cidade, onde me deparei com cerca de 10 alunos com distorção idade/ano e com histórico de reprovação escolar. A temática da reprovação escolar ainda é um pouco escassa no Brasil, embora o problema seja um dos grandes motivadores do abono escolar. E o Brasil entre 70 países pesquisados, ainda é um dos que mais reprovam ficando atrás apenas da Colômbia. Como objetivo geral temos a intenção de contribuir para uma reflexão a nível de município e escola, sobre o alto índice de alunos reprovados no Ensino Fundamental e como objetivos específicos, intentamos: Refletir sobre a reprovação e repetência na escola; Diminuir gradativamente os índices de reprovação no município; Desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem que melhorem a aprendizagem; Desenvolver programas de correção de fluxo escolar e Encaminhar alunos fora da idade escolar para turmas de Eja. Sob reflexões de Vitor Paro e a coleta de dados durante a pesquisa e em sites Educacionais do governo federal, buscaremos refletir sobre o cenário educacional e os índices que são apresentados no cenário da Educação a nível nacional, bem como provocar uma reflexão e mudanças de atitudes e posturas dos professores da rede municipal de ensino.

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