O Interesse pela temática vem de uma inquietude desde que lecionei numa turma de 5º ano numa escola da rede municipal de ensino de minha cidade, onde me deparei com cerca de 10 alunos com distorção idade/ano e com histórico de reprovação escolar. A temática da reprovação escolar ainda é um pouco escassa no Brasil, embora o problema seja um dos grandes motivadores do abono escolar. E o Brasil entre 70 países pesquisados, ainda é um dos que mais reprovam ficando atrás apenas da Colômbia. Como objetivo geral temos a intenção de contribuir para uma reflexão a nível de município e escola, sobre o alto índice de alunos reprovados no Ensino Fundamental e como objetivos específicos, intentamos: Refletir sobre a reprovação e repetência na escola; Diminuir gradativamente os índices de reprovação no município; Desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem que melhorem a aprendizagem; Desenvolver programas de correção de fluxo escolar e Encaminhar alunos fora da idade escolar para turmas de Eja. Sob reflexões de Vitor Paro e a coleta de dados durante a pesquisa e em sites Educacionais do governo federal, buscaremos refletir sobre o cenário educacional e os índices que são apresentados no cenário da Educação a nível nacional, bem como provocar uma reflexão e mudanças de atitudes e posturas dos professores da rede municipal de ensino.