Este estudo qualitativo retrata a Avaliação de monitoramento de entrada e saída na Educação Básica do Estado de Mato Grosso aplicada para Ensino Fundamental e Ensino Médio. O objetivo foi identificar, no início do ano de 2024, o desenvolvimento do estudante em relação ao ensino/aprendizagem – leitura/escrita e raciocínio lógico, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A base foi o Sistema Estruturado de Ensino (SEE). O referencial que teórico- metodológico que embasa a pesquisa é Freitas que traz conceitos e reflexões sobre o modelo pronto trazido pelo estado para a inflexão para reflexão e retomada de ação. A pesquisa consta com os dados obtidos, por meio da plataforma do Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA), que está inserida dentro da plataforma Plurall. A questão que norteia a pesquisa foi: quais as melhorias/benefícios que a parceria entre SEE pertencente à Fundação Getúlio Vargas (FGV) com a SEDUC trouxeram para a rede estadual de educação de Mato Grosso? Pretendeu-se verificar as implicações dos processos de ensino ao que se refere à essa política pública de governo. Identificou-se três abordagens nos métodos de avaliação: i) método tradicional – prova com questões fechadas sem dissertação ou sem momento reflexivo; ii) dados fechados prontos para serem trazidos para o contexto educacional sem momento de reflexão do professor de Língua Portuguesa e Matemática; iii) perguntas que já havia sido trabalhada em sala – “decoreba”. O trabalho identificou os seguintes resultados: a) alunos que assistiram todas as aulas e tem facilidade em decorar foram bem na avaliação; b) resultados já fechados sem possibilidades de questionamento; c) avaliação com proposta bimestral com repetição de conteúdo estudado em sala com a mesma atividade.