O presente artigo trata da pesquisa em andamento sobre a Lei Municipal 7.453/2022 de 8 de Julho de 2022 a qual modifica a Lei 5.225/2010 de 5 de novembro de 2010 que “Dispõe sobre a implantação de turno único no ensino público nas escolas da rede pública municipal.”, determinando a oferta de turno integral de, no mínimo 7 horas, em escolas municipais do Rio de Janeiro até 2031. Neste sentido, a questão central da pesquisa reside na análise da interseção entre essa legislação e a matriz curricular proposta para concretizar a demanda de educação de tempo integral. A metodologia proposta envolve: 1- levantamento bibliográfico, 2- análise documental e 3- mapeamento das escolas transformadas e criadas em Turno Único no município do Rio de Janeiro até fevereiro de 2023. Para análise documental, serão utilizadas fontes primárias e secundárias da educação integral no Rio de Janeiro, contemplando documentos oficiais. No que diz respeito a produção de mapas, serão utilizadas ferramentas cartográficas. A pesquisa se desenvolverá a partir de três pressupostos: 1- a associação imediata entre a ampliação do tempo escolar e os discursos da qualidade da educação e 2- as intervenções da secretaria municipal de educação na gestão do tempo e no espaço das escolas da rede 3- modificação do tempo- espaço como uma modificação curricular. A fundamentação teórica transita entre educação, a arquitetura escolar e currículo. A pesquisa abordará especificamente a trajetória da educação em tempo integral no Rio de Janeiro, destacando o programa "Turno Único" e as mudanças no modelo do Ginásio Experimental Carioca. Até o presente momento, a pesquisa demonstra que a educação integral faz um chamamento contrário à visão fragmentada da escola, do ser, da vida e do espaçotempo, mas, por outro lado, apresenta diversos desafios para que o projeto se estabeleça na totalidade da rede.