Este estudo visa analisar a influência do Plano Nacional de Educação (PNE) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na administração escolar no Brasil. A justificativa para a pesquisa reside na importância crescente destes documentos como norteadores das políticas educacionais e sua consequente influência sobre as práticas de gestão nas escolas, impactando diretamente na qualidade do ensino e na formação dos estudantes. A metodologia utilizada será a revisão bibliográfica, a partir da análise de artigos, livros e documentos oficiais que abordam o PNE, a BNCC e a administração escolar. Este método permite uma compreensão aprofundada das diretrizes e estratégias propostas pelos documentos, bem como a sua implementação e impacto nas escolas. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Libâneo (2004), que discute a gestão democrática e a importância da participação da comunidade escolar nas decisões, e Luck (2009), que aborda a gestão escolar voltada para resultados e a implementação de políticas públicas. A análise também se apoia em estudos sobre o impacto das políticas educacionais no cotidiano escolar, como os de Saviani (2008) e Gadotti (2000). Os resultados obtidos indicam que tanto o PNE quanto a BNCC exercem uma influência significativa na administração escolar, direcionando as práticas de gestão para o cumprimento das metas educacionais e a garantia de um currículo comum a todas as escolas do país. No entanto, também foram identificados desafios na implementação dessas diretrizes, como a falta de recursos e de formação adequada para os gestores escolares, o que pode comprometer a eficácia das políticas.