O propósito deste estudo é abordar a implantação da educação integral em tempo integral no Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Caucaia – Ceará. Para atingir este objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental dos marcos legais a nível nacional, estadual e municipal, da proposta de tempo integral do município, elaborada em 2021 com previsão de início em 2022, que prevê a ampliação da permanência dos estudantes na escola, estrutura a matriz curricular, as atividades pedagógicas diárias e quadro de pessoal. Foram realizadas pesquisas nas duas primeiras escolas a implantar a jornada de tempo integral, com visitas e discussões sobre o novo modelo de ensino, gestão e atividades pedagógicas. Os participantes deste processo incluem a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, gestores escolares, professores, estudantes, pais e responsáveis. A partir dos resultados, constatou-se que apesar dos desafios os gestores e profissionais da escola de tempo integral percebem o desenvolvimento integral dos estudantes e buscam se qualificar nas formações e cursos oferecidos para o tempo integral. Os pais e/ou responsáveis pelos estudantes notam as mudanças nas dimensões cognitivas e socioemocionais, observando a autonomia e a criticidade que é desenvolvida pela escola de tempo integral, bem como o protagonismo estudantil mais evidente.