O presente texto aborda o trabalho como princípio educativo nas perspectivas das formações voltadas para o Mercado de Trabalho e para o Mundo do Trabalho, um dos assuntos de difícil compreensão para aqueles que estão inseridos dentro de uma sociedade em que a sua força de trabalho é explorada. Assim, com o objetivo de facilitar o entendimento, durante a elaboração do artigo serão construídas categorias que estão presentes dentro dessa temática, como o trabalho, a educação, o mercado de trabalho, o mundo do trabalho, o ensino médio integrado e a formação integral. O intuito é compreender como o trabalho como princípio educativo manifesta-se em dois eixos, dentro de uma formação na conjuntura de uma sociedade capitalista e, em uma formação na perspectiva do pensamento marxista. Dessa forma, a construção deste artigo ocorre numa abordagem qualitativa, produzido com base em um levantamento bibliográfico sobre a temática e, elaborado a partir da análise histórico-social marxista. Nesse sentido, este trabalho mostra-se importante, pois oportuniza o leitor a realizar uma reflexão sobre a categoria trabalho como princípio educativo em dois modelos de formação, mas principalmente nos princípios da Educação Profissional e Tecnológica, na qual pressupõe uma formação que integre ciência, cultura e tecnologia como uma proposta de formação inovadora e integral que busca a formação para o Mundo do Trabalho e não para o Mercado de Trabalho.