Este estudo investiga a eficácia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no desenvolvimento de soft skills no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Informática de uma escola pública no Rio de Janeiro, o estudo utilizou a metodologia da ABP, que promove a resolução de problemas reais ou simulados, para estimular a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade. Durante seis semanas, os alunos participaram de atividades em grupo centradas na temática da Segurança Digital e criaram apresentações, cartazes, conteúdos para redes sociais, quizzes e jogos educativos. Cada grupo entregou artefatos semanais e respondeu a questionários para avaliar a experiência. Os resultados, analisados por meio da Tematização, demonstram que os alunos perceberam um aumento na diversidade de ideias e na eficácia da resolução de problemas, atribuído à colaboração e ao intercâmbio de diferentes perspectivas. Desafios como a coordenação de atividades e a dependência de outros membros do grupo foram apontados, mas também reconhecidos como oportunidades de crescimento para as habilidades de comunicação e gestão de conflitos. Além disso, a atividade em grupo foi considerada mais eficiente tanto no processo quanto no resultado do produto. A análise das respostas indica que a ABP facilita o aprendizado de conteúdos técnicos e promove o desenvolvimento pessoal e interpessoal dos alunos, preparando-os mais adequadamente para o mercado de trabalho. A pesquisa sugere que a integração de metodologias ativas como a ABP pode transformar a dinâmica educacional na EPT, tornando-a mais inclusiva e eficaz na formação de profissionais completos e adaptáveis.