Artigo CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-023-3

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E O EMPREGO NA REGIÃO INTERMEDIÁRIA DE UBERLÂNDIA: QUESTÕES E DILEMAS VIVENCIADOS ANTES E DURANTE A PANDEMIA.

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119442
    "edicao_id" => 378
    "trabalho_id" => 2653
    "inscrito_id" => 10780
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E O EMPREGO NA REGIÃO INTERMEDIÁRIA DE UBERLÂNDIA: QUESTÕES E DILEMAS VIVENCIADOS ANTES E DURANTE A PANDEMIA."
    "resumo" => "Essa pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Linha de Pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação. O trabalho é parte integrante de estudos desenvolvidos no Mestrado e Pós-Doutorado e parte da tese de que a crise do emprego é um dos grandes problemas sociais contemporâneos, que se agravou no contexto da Pandemia pela covid-19 e por sua vez a qualificação profissional é apontada como uma solução para a crise do emprego. Esse trabalho analisou as ações empreendidas no contexto da formação do trabalhador pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro antes da pandemia e a empregabilidade dos egressos na Região Intermediária de Uberlândia. Para efetivação do estudo partiu de uma análise de dados sobre a empregabilidade na cidade de Uberlândia no contexto da Pandemia e as mudanças na educação profissional e tecnológica a partir de 2019. A metodologia adotada é a pesquisa documental, descritiva e analítica seguindo a perspectiva histórico-crítica. Dentre os autores que fundamentam este trabalho estão Marx (2013); Passamai e Silva (2023) Frigotto (2016); França (2016); Kuenzer (2001); Oliveira e Ferreira (2020). Os resultados da pesquisa apontam que a crise do emprego agravou-se no contexto da pandemia da covid-19 no Brasil, uma vez que no contexto da grave crise sanitária e econômica, em decorrência da paralisia de grande parte das atividades produtivas de bens e serviços, destacam-se a implantação de políticas incapazes de garantir o emprego e renda dos trabalhadores assim como as políticas educacionais implantadas não condiziam com uma visão política voltada para a formação integral dos educandos conforme as propostas no início da expansão da rede de educação profissional e tecnológica. Desta forma, os estudos desenvolvidos instigam novos olhares para a realidade posta."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD5_ID10780_TB2653_10102024170009.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:36:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEIDE FRANCISCA DE SOUZA TANO"
    "autor_nome_curto" => "CLEIDE"
    "autor_email" => "cleidetano@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:39:06"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119442
    "edicao_id" => 378
    "trabalho_id" => 2653
    "inscrito_id" => 10780
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E O EMPREGO NA REGIÃO INTERMEDIÁRIA DE UBERLÂNDIA: QUESTÕES E DILEMAS VIVENCIADOS ANTES E DURANTE A PANDEMIA."
    "resumo" => "Essa pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Linha de Pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação. O trabalho é parte integrante de estudos desenvolvidos no Mestrado e Pós-Doutorado e parte da tese de que a crise do emprego é um dos grandes problemas sociais contemporâneos, que se agravou no contexto da Pandemia pela covid-19 e por sua vez a qualificação profissional é apontada como uma solução para a crise do emprego. Esse trabalho analisou as ações empreendidas no contexto da formação do trabalhador pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro antes da pandemia e a empregabilidade dos egressos na Região Intermediária de Uberlândia. Para efetivação do estudo partiu de uma análise de dados sobre a empregabilidade na cidade de Uberlândia no contexto da Pandemia e as mudanças na educação profissional e tecnológica a partir de 2019. A metodologia adotada é a pesquisa documental, descritiva e analítica seguindo a perspectiva histórico-crítica. Dentre os autores que fundamentam este trabalho estão Marx (2013); Passamai e Silva (2023) Frigotto (2016); França (2016); Kuenzer (2001); Oliveira e Ferreira (2020). Os resultados da pesquisa apontam que a crise do emprego agravou-se no contexto da pandemia da covid-19 no Brasil, uma vez que no contexto da grave crise sanitária e econômica, em decorrência da paralisia de grande parte das atividades produtivas de bens e serviços, destacam-se a implantação de políticas incapazes de garantir o emprego e renda dos trabalhadores assim como as políticas educacionais implantadas não condiziam com uma visão política voltada para a formação integral dos educandos conforme as propostas no início da expansão da rede de educação profissional e tecnológica. Desta forma, os estudos desenvolvidos instigam novos olhares para a realidade posta."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD5_ID10780_TB2653_10102024170009.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:36:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEIDE FRANCISCA DE SOUZA TANO"
    "autor_nome_curto" => "CLEIDE"
    "autor_email" => "cleidetano@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:39:06"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 378
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg"
        "timbrado" => "6791194aa91db_22012025131402.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:39:06"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:04"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 378
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg"
        "timbrado" => "6791194aa91db_22012025131402.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:39:06"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:04"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 247
                "edicao_id" => 378
                "codigo" => "978-65-5222-023-3"
                "capa" => "6791194aaaf77_22012025131402.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Esta obra &eacute; uma colet&acirc;nea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica (EPT) no X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Re&uacute;ne textos que promovem debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho, discutem as possibilidades e os desafios do curr&iacute;culo no ensino m&eacute;dio integrado, analisam pr&aacute;ticas educativas em Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica, bem como buscam compreender os recursos did&aacute;ticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.<br />\r\n
                  O debate sobre a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica continua abarcando a dicotomia educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;. Se por um lado o projeto de sociedade da burguesia brasileira n&atilde;o universaliza a escola b&aacute;sica e reproduz a l&oacute;gica da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica restrita que visa preparar para as necessidades do capital e do mercado (Frigotto, 2007), com a Constitui&ccedil;&atilde;o Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educa&ccedil;&atilde;o Nacional de 1996 aponta-se outro caminho: a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica de n&iacute;vel m&eacute;dio &eacute; um direito universal. Logo, a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica deve articular-se com a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica. Para Saviani (2007), ent&atilde;o, o papel da escola de n&iacute;vel m&eacute;dio dever ser de recuperar a rela&ccedil;&atilde;o entre o conhecimento e pr&aacute;tica do trabalho. Moraes e K&uuml;ller (2016) refor&ccedil;am que, quanto &agrave; educa&ccedil;&atilde;o profissional, objetiva adquirir compet&ecirc;ncias, conhecimentos, saberes e habilidades que confiram aos estudantes a possibilidade de exercer uma determinada fun&ccedil;&atilde;o profissional; isto atrelado &agrave; forma&ccedil;&atilde;o integral do cidad&atilde;o.<br />\r\n
                  Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, viv&ecirc;ncias, experi&ecirc;ncias e perfil dos profissionais da Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica - os docentes e os t&eacute;cnicos em assuntos educacionais - bem como sobre os processos de forma&ccedil;&atilde;o desses sujeitos.&nbsp;<br />\r\n
                  Apresentam, tamb&eacute;m, relatos de experi&ecirc;ncias de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre curr&iacute;culo e avalia&ccedil;&atilde;o, sobre os desafios para a integra&ccedil;&atilde;o curricular e apresentam produtos educacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.<br />\r\n
                  S&atilde;o discutidas, ainda, de maneira espec&iacute;fica, as quest&otilde;es relativas &agrave; perman&ecirc;ncia e &ecirc;xito de estudantes, bem como suas (des)motiva&ccedil;&otilde;es para estudar. Al&eacute;m disso, traz o debate sobre inclus&atilde;o, acessibilidade e diversidade na modalidade de ensino j&aacute; citada.<br />\r\n
                  Trabalhos de revis&atilde;o bibliogr&aacute;fica tamb&eacute;m s&atilde;o encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princ&iacute;pio educativo e sobre o conceito de educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica. Nesse sentido, as reflex&otilde;es, experi&ecirc;ncias e discuss&otilde;es abordadas nesta colet&acirc;nea contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica e sua import&acirc;ncia para a supera&ccedil;&atilde;o da dualidade entre a educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  JANE&Iacute;NE DE OLIVEIRA VALIDO<br />\r\n
                  GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA<br />\r\n
                  ARLENE LE&Atilde;O DE LIMA DUARTE<br />\r\n
                  DIEGO DOS SANTOS ALVES<br />\r\n
                  FRANCISCO DINIZ J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA<br />\r\n
                  FRANCISCO GUIMAR&Atilde;ES DE ASSIS<br />\r\n
                  MARCOS ANT&Ocirc;NIO DA SILVA<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO<br />\r\n
                  G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "679a6182079f1_29012025141234.pdf"
                "arquivo" => "28012025152127-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:39:06"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:12:34"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 247
                "edicao_id" => 378
                "codigo" => "978-65-5222-023-3"
                "capa" => "6791194aaaf77_22012025131402.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Esta obra &eacute; uma colet&acirc;nea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica (EPT) no X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Re&uacute;ne textos que promovem debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho, discutem as possibilidades e os desafios do curr&iacute;culo no ensino m&eacute;dio integrado, analisam pr&aacute;ticas educativas em Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica, bem como buscam compreender os recursos did&aacute;ticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.<br />\r\n
                  O debate sobre a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica continua abarcando a dicotomia educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;. Se por um lado o projeto de sociedade da burguesia brasileira n&atilde;o universaliza a escola b&aacute;sica e reproduz a l&oacute;gica da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica restrita que visa preparar para as necessidades do capital e do mercado (Frigotto, 2007), com a Constitui&ccedil;&atilde;o Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educa&ccedil;&atilde;o Nacional de 1996 aponta-se outro caminho: a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica de n&iacute;vel m&eacute;dio &eacute; um direito universal. Logo, a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica deve articular-se com a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica. Para Saviani (2007), ent&atilde;o, o papel da escola de n&iacute;vel m&eacute;dio dever ser de recuperar a rela&ccedil;&atilde;o entre o conhecimento e pr&aacute;tica do trabalho. Moraes e K&uuml;ller (2016) refor&ccedil;am que, quanto &agrave; educa&ccedil;&atilde;o profissional, objetiva adquirir compet&ecirc;ncias, conhecimentos, saberes e habilidades que confiram aos estudantes a possibilidade de exercer uma determinada fun&ccedil;&atilde;o profissional; isto atrelado &agrave; forma&ccedil;&atilde;o integral do cidad&atilde;o.<br />\r\n
                  Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, viv&ecirc;ncias, experi&ecirc;ncias e perfil dos profissionais da Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica - os docentes e os t&eacute;cnicos em assuntos educacionais - bem como sobre os processos de forma&ccedil;&atilde;o desses sujeitos.&nbsp;<br />\r\n
                  Apresentam, tamb&eacute;m, relatos de experi&ecirc;ncias de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre curr&iacute;culo e avalia&ccedil;&atilde;o, sobre os desafios para a integra&ccedil;&atilde;o curricular e apresentam produtos educacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.<br />\r\n
                  S&atilde;o discutidas, ainda, de maneira espec&iacute;fica, as quest&otilde;es relativas &agrave; perman&ecirc;ncia e &ecirc;xito de estudantes, bem como suas (des)motiva&ccedil;&otilde;es para estudar. Al&eacute;m disso, traz o debate sobre inclus&atilde;o, acessibilidade e diversidade na modalidade de ensino j&aacute; citada.<br />\r\n
                  Trabalhos de revis&atilde;o bibliogr&aacute;fica tamb&eacute;m s&atilde;o encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princ&iacute;pio educativo e sobre o conceito de educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica. Nesse sentido, as reflex&otilde;es, experi&ecirc;ncias e discuss&otilde;es abordadas nesta colet&acirc;nea contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica e sua import&acirc;ncia para a supera&ccedil;&atilde;o da dualidade entre a educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  JANE&Iacute;NE DE OLIVEIRA VALIDO<br />\r\n
                  GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA<br />\r\n
                  ARLENE LE&Atilde;O DE LIMA DUARTE<br />\r\n
                  DIEGO DOS SANTOS ALVES<br />\r\n
                  FRANCISCO DINIZ J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA<br />\r\n
                  FRANCISCO GUIMAR&Atilde;ES DE ASSIS<br />\r\n
                  MARCOS ANT&Ocirc;NIO DA SILVA<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO<br />\r\n
                  G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "679a6182079f1_29012025141234.pdf"
                "arquivo" => "28012025152127-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:39:06"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:12:34"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Essa pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Linha de Pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação. O trabalho é parte integrante de estudos desenvolvidos no Mestrado e Pós-Doutorado e parte da tese de que a crise do emprego é um dos grandes problemas sociais contemporâneos, que se agravou no contexto da Pandemia pela covid-19 e por sua vez a qualificação profissional é apontada como uma solução para a crise do emprego. Esse trabalho analisou as ações empreendidas no contexto da formação do trabalhador pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro antes da pandemia e a empregabilidade dos egressos na Região Intermediária de Uberlândia. Para efetivação do estudo partiu de uma análise de dados sobre a empregabilidade na cidade de Uberlândia no contexto da Pandemia e as mudanças na educação profissional e tecnológica a partir de 2019. A metodologia adotada é a pesquisa documental, descritiva e analítica seguindo a perspectiva histórico-crítica. Dentre os autores que fundamentam este trabalho estão Marx (2013); Passamai e Silva (2023) Frigotto (2016); França (2016); Kuenzer (2001); Oliveira e Ferreira (2020). Os resultados da pesquisa apontam que a crise do emprego agravou-se no contexto da pandemia da covid-19 no Brasil, uma vez que no contexto da grave crise sanitária e econômica, em decorrência da paralisia de grande parte das atividades produtivas de bens e serviços, destacam-se a implantação de políticas incapazes de garantir o emprego e renda dos trabalhadores assim como as políticas educacionais implantadas não condiziam com uma visão política voltada para a formação integral dos educandos conforme as propostas no início da expansão da rede de educação profissional e tecnológica. Desta forma, os estudos desenvolvidos instigam novos olhares para a realidade posta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.