Essa pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Linha de Pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação. O trabalho é parte integrante de estudos desenvolvidos no Mestrado e Pós-Doutorado e parte da tese de que a crise do emprego é um dos grandes problemas sociais contemporâneos, que se agravou no contexto da Pandemia pela covid-19 e por sua vez a qualificação profissional é apontada como uma solução para a crise do emprego. Esse trabalho analisou as ações empreendidas no contexto da formação do trabalhador pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro antes da pandemia e a empregabilidade dos egressos na Região Intermediária de Uberlândia. Para efetivação do estudo partiu de uma análise de dados sobre a empregabilidade na cidade de Uberlândia no contexto da Pandemia e as mudanças na educação profissional e tecnológica a partir de 2019. A metodologia adotada é a pesquisa documental, descritiva e analítica seguindo a perspectiva histórico-crítica. Dentre os autores que fundamentam este trabalho estão Marx (2013); Passamai e Silva (2023) Frigotto (2016); França (2016); Kuenzer (2001); Oliveira e Ferreira (2020). Os resultados da pesquisa apontam que a crise do emprego agravou-se no contexto da pandemia da covid-19 no Brasil, uma vez que no contexto da grave crise sanitária e econômica, em decorrência da paralisia de grande parte das atividades produtivas de bens e serviços, destacam-se a implantação de políticas incapazes de garantir o emprego e renda dos trabalhadores assim como as políticas educacionais implantadas não condiziam com uma visão política voltada para a formação integral dos educandos conforme as propostas no início da expansão da rede de educação profissional e tecnológica. Desta forma, os estudos desenvolvidos instigam novos olhares para a realidade posta.